A SINOBRAS finalizou sua fase de ampliação, investindo US$ 200 milhões na sua capacidade produtiva, que passou para 880 mil toneladas/ano de aço laminado. O investimento, denominado SINOBRAS Fase 2, incluiu a extensão dos galpões das unidades de Laminação e Trefila; aumento do beneficiamento de sucata para 170 mil toneladas/ano, com a implantação do equipamento Shredder; e a construção de uma nova Subestação de energia e uma linha de transmissão de 230 kV, que tem o objetivo de suprir as novas necessidades de cargas elétricas da empresa e propiciar a utilização futura de energia da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
Além da expansão, a SINOBRAS e a Vale assinaram, em maio de 2022, um termo de compromisso para o desenvolvimento de uma Nova Aciaria para produção de tarugos de aço em Marabá. O propósito desse projeto é proporcionar o desenvolvimento de um polo metal mecânico, trazendo grandes oportunidades e instalação de novas empresas.
Pelo acordo assinado, a Vale apoia o projeto por meio da emissão de garantias que viabilizem o financiamento a ser contratado pela SINOBRAS para instalação da Nova Aciaria. Já a SINOBRAS é a responsável, além dos estudos de engenharia, pela implantação e operação da planta. A previsão para o início da produção é após o startup da Tecnored, subsidiária da Vale, previsto para o 2º semestre de 2025.