Foi-se o tempo em que futebol era coisa só de homem, quando somente eles enchiam os campos, sobretudo nas finais de campeonato. O público feminino só faz crescer, seja nas arquibancadas ou mesmo dentro de campo. Seguindo essa tendência foi criado há oito meses o Time de Futebol Feminino da SINOBRAS. Formado em sua maioria por colaboradoras, o grupo conta ainda com a participação de dependentes, familiares próximas e algumas convidadas.
Mesmo ainda não tendo participado de grandes campeonatos, a equipe foi vice campeã do Torneio do Dia do Trabalhador do Simetal, realizado em maio, e treina todas as semanas, sempre às quintas-feiras e sábados na quadra do Bola Cheia, no núcleo Cidade Nova.
Segundo Elzio Alves, colaborador da Siderúrgica e presidente da Associação de Colaboradores da SINOBRAS – ACSI, o time surgiu do desejo de algumas colaboradoras, motivadas pelo pequeno número de atividades esportivas voltadas para esse público. “A ACSI decidiu investir e incentivar a todas as mulheres que gostam de praticar esporte. Eu mesmo sempre gostei da prática esportiva, minha esposa adora jogar futebol, e por isso também é uma das jogadoras do time da SINOBRAS”, afirma Elzio.
Para Ildeny Marques, colaboradora da usina e uma das jogadoras do time, a formação de uma equipe feminina é importante porque mostra que a SINOBRAS tem mulheres que jogam futebol e ainda proporciona a interação entre as colegas ajudando a desenvolver talentos. “O incentivo que a SINOBRAS dá ao esporte reflete no desempenho e nos resultados do colaborador na empresa. Reflete também no bem estar e na saúde dentro e fora da empresa, pois esporte é saúde”, afirma.