×

O Aço Como Aliado Nosso de Cada Dia

05 de outubro de 2013

No atual patamar de desenvolvimento da sociedade moderna, é inimaginável um mundo sem o uso do aço. Sua produção tem um valor significativo no desenvolvimento econômico de um país e o seu consumo cresce proporcionalmente ao número de construções de edifícios e obras públicas, instalação de meios de comunicação e produção de equipamentos. Trata-se de um material tão presente no nosso cotidiano que muitas vezes passa despercebido. Não é por acaso que essa liga metálica ganhou um dia para ser celebrado no Brasil, o Dia Nacional do Aço, comemorado em 09 de abril.

Presente em todos os momentos da vida seja no lazer ou no trabalho, o aço está lá, nos equipamentos, nos carros, nos prédios, nas praças, nas casas. Resistente, durável e 100% reciclável, o aço é matéria-prima essencial na construção civil, na produção de veículos, nas utilidades domésticas e bens de consumo em geral. E o mais importante: a sua utilização na produção dos mais diversos produtos é grande, mas custa pouco para o consumidor final. Em tempos de custos altos, é bom para quem compra saber que pode contar com um aliado barato na produção dos mais diversos bens, o que reflete positivamente nos preços dos produtos finais. Foi o que apontou recente estudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a pedido do Instituto Aço Brasil, que desmontou dois carros, um fogão e uma geladeira e identificou que mais de 50% do peso da matéria-prima usada na produção de carros e geladeiras, por exemplo, é aço, mas a participação no valor de venda desses bens é inferior a 10%.

Já no caso das construções em geral, o aço marca presença desde a base até os acabamentos, dando segurança e estabilidade para toda a estrutura, mas representa apenas 4,6% do custo total da obra e 2,0% no valor de venda de um prédio médio. Esses dados da construção civil são originários de um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV – SP), realizado em dezembro de 2009, consideradas as médias das características de imóveis na região metropolitana de São Paulo.

Pra completar, além de ser o material mais reciclável e reciclado do mundo e de baixo custo, a cadeia produtiva do aço ainda emprega milhões de trabalhadores no Brasil, criando novas economias locais e regionais, gerando renda, consumo e qualidade de vida por meio de um círculo virtuoso.  Apenas o Grupo Aço Cearense, composto por cinco empresas, é responsável pela geração de cerca de cinco mil empregos diretos e outros 60 mil indiretos. Sem dúvida, o aço é um dos setores mais economicamente viáveis, socialmente justo e ambientalmente correto do nosso país.

Ian Corrêa, Vice-presidente do Grupo Aço Cearense