Para mostrar que é possível criar uma horta com garrafas pet e pneus, o Instituto Cultural Hozana Lopes de Abreu, do bairro da Liberdade, promoveu na última semana, a oficina de horta reciclável quando crianças atendidas pela comunidade tiveram a oportunidade de aprender lições de como plantar hortaliças em vasos feitos de garrafas pet e pneus que seriam descartados.
A SINOBRAS ajudou na realização do evento, através do Projeto Minha Comunidade é Mais, que durante todo este ano apoiará ações da instituição. Segundo a artista plástica Rose Pinheiro, que ministrou a oficina, “a importância de realizar a ação é desenvolver o conhecimento próprio e dividir o que se sabe com as outras pessoas, e isso faz a diferença”, afirmou.
Os participantes iniciaram o processo desde a preparação dos vasos, com a lavagem das garrafas. Em seguida foi ensinado a cortar e a preparar a terra para o plantio de alface, cebolinha, dentre outras hortaliças. Para Lara Borges, coordenadora do Instituto Hozana Lopes, o projeto tem como objetivo incentivar o cultivo de legumes e verduras entre as crianças na própria comunidade para que as famílias possam ter em casa alimentos para o seu próprio consumo e ainda incentivar a reciclagem. “Nossa intenção é sempre termos esse tipo de atividades para nossos atendidos. O apoio de nossos parceiros, como a SINOBRAS, é fundamental para as realizações”, afirmou Lara.
Depois de plantadas, as hortaliças serão colocadas na parede interna do instituto. Uma turma de alunos da Escola Municipal José de Souza, do bairro da Liberdade, participou da oficina.