×

Artista Plástico Mineiro Visita Marabá Para Fotografar Obra na SINOBRAS

05 de fevereiro de 2013

Próximo de comemorar 25 anos de carreira, o artista plástico mineiro, Leandro Gabriel visitou Marabá este mês. O objetivo de sua vinda foi convidar a SINOBRAS para a inauguração de seu novo atelier em Minas Gerais e fotografar uma escultura, em exposição permanente, na Siderúrgica.

Premiado e renomado nacional e internacionalmente, Leandro Gabriel deixou a escultura como um marco de sua passagem pela cidade e mais especialmente como resultado de sua participação no evento da SINOBRAS.

Obra foi confeccionada com sucata para a I Semana do Meio Ambiente

A obra confeccionada pelo próprio Leandro, que tem como especialidade, sucatas, e por colaboradores da empresa, por ocasião da I Semana de Sustentabilidade realizada no ano passado, fará parte do livro a ser lançado em 2014 sobre os seus 25 anos de carreira do artista.

De acordo com Daniel Moreira, que está fotografando as esculturas, “para um artista lançar um livro, ele precisa ter um reconhecimento de mercado. É meio como uma ISO 9000. Também é preciso ter apoio de muitos artistas, a exemplo de críticos de arte que vão escrever no livro ou alguém que vai arrecadar fundos para isso, que geralmente também são os artistas.”, afirmou.

Livro terá mais de 1000 obras produzidas pelo artista

Cerca de 160 obras, de um universo de mais de mil já produzidas pelo artista farão parte do livro de duzentas páginas. Além das fotos, vão compor a publicação textos de críticos de arte como Marcus Lontra, Curador Geral do Prêmio “Marcantonio Vilaça”, um dos mais importantes do meio, e Luiz Sérgio de Oliveira, Doutor em Arte Urbana, da Universidade Fluminense do Rio de Janeiro.

Em seu segundo contato com a Siderúrgica, Leandro comentou: “a minha relação com a SINOBRAS é a melhor possível, por isso minha intenção é desenvolver um trabalho com mais tempo e ter uma parceria que possa trazer mais arte para Marabá. Quem sabe possa fazer uma escultura e doar para a cidade ou ainda fazer um intercâmbio de artistas para troca de conhecimento ou mesmo uma exposição Minas/Pará?”

A expectativa é que o livro seja lançado ainda este ano. Além de obras expostas no Brasil, Leandro e Daniel pretendem fotografar esculturas em Miami e Los Angeles.