×

SINOBRAS recebe visita técnica da Hatch para alinhar definições e cronograma do projeto de engenharia da Nova Aciaria

02 de fevereiro de 2023

Nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, a SINOBRAS, empresa do Grupo Aço Cearense, recebeu representantes da Hatch para uma visita técnica com o intuito de definir os detalhes do projeto de engenharia da nova aciaria e traçar um cronograma de trabalho.

Na ocasião, estiveram presentes membros da diretoria do Grupo Aço Cearense – Ian Corrêa (Vice-presidente de Operações), Milton Lima (Diretor Industrial), Edgard Corrêa (Diretor de Suprimentos e Logística), e equipe da Nova Aciaria (Gerência montada pela SINOBRAS), representantes da Hatch e da empresa Vale, que fizeram apresentações e alinhamentos técnicos. O grupo também visitou o local onde ficará a planta da Nova Aciaria e conheceu as obras de instalação da Tecnored (subsidiária da Vale), no Distrito Industrial de Marabá.

Entenda desde o início 

Em maio de 2022, a SINOBRAS e a Vale assinaram um termo de compromisso para o desenvolvimento de uma nova aciaria para produção de tarugos de aço em Marabá. Seguindo o cronograma definido, após vários meses de discussões, a empresa Hatch foi a escolhida para ficar responsável pelo desenvolvimento do projeto. No dia 9 de janeiro de 2023, foi realizado o kick-off meeting (primeira reunião) para o início do projeto, que tem previsão de conclusão em 6 meses.

A divisão das responsabilidades 

Pelo acordo assinado, a Vale apoia o projeto por meio da emissão de garantias que viabilizem o financiamento a ser contratado pela SINOBRAS para instalação da nova aciaria. Já a SINOBRAS é a responsável, além dos estudos de engenharia, pela implantação e operação da planta. A previsão para o início da produção da nova aciaria é após o startup da Tecnored, previsto para o 2º semestre de 2025.

Logo após a assinatura do acordo, a SINOBRAS começou a estruturar equipe e criou uma gerência para cuidar do novo projeto. Além de gerar novos empregos e renda, a Nova Aciaria irá garantir o suprimento necessário para o crescimento da SINOBRAS por meio da sua expansão, assim como irá proporcionar condições para o desenvolvimento de um Polo Metal Mecânico em Marabá.