×

Sinobras Participa Do Curso “Como Reduzir Sua Tarifa De Energia Elétrica?”

03 de setembro de 2013

Na última semana, empresários e representantes de indústrias de Marabá estiveram presentes no curso “Como reduzir sua tarifa de energia elétrica?”, promovido pela Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), através do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). Na ocasião, foram abordados os impactos de energia elétrica na competitividade da indústria e as oportunidades para redução de custos no setor. Foi apresentada também a composição de uma conta de energia, o fundamento de cada tarifa e os seus reflexos no custo final da conta de energia elétrica. O objetivo era orientar os participantes do curso em como proceder para contratar da concessionária o serviço mais adequado ao seu negócio.

A SINOBRAS foi representada por seus Gerente de Manutenção, Hulmer Lamego, Engenheiro Eletricista, Deive França, e analista de Meio Ambiente, Jacqueane Martins. De acordo com Lamego, o entendimento desta composição de estruturação da conta de energia servirá de base para que o empreendedor busque assertividade ao  optar pela modalidade de contratação voltada ao seu negócio. “Com as orientações dadas, acredito que o empreendedor saberá de qual grupo, subgrupo e modalidade tarifária seu negócio necessita, e qual sua real necessidade de demanda e consumo, evitando, assim, custo fixo desnecessário e risco de multas por não associar o contratado da concessionária a sua necessidade energética operacional”, afirmou.

Para Deive França, um dos principais ganhos do curso foi conscientizar as empresas do poder do associativismo e sobre a importância de estimular a atuação coletiva dos empresários, através do sistema FIEPA, para influenciarem nos processos de reajuste e de revisão das tarifas de energia elétrica. França aconselhou: “No mês de agosto de 2015 ocorrerá um novo aumento das concessionárias de energia, e cabe aos representantes das indústrias se unirem para avaliar se as informações contidas na solicitação de aumento de tarifa da CELPA e os dados apresentados como justificativa estão corretos”.

Durante o evento foram abordados, ainda, assuntos como custos da geração de vários tipos de energia, composição de tarifas, quantidade de encargos que são cobrados na conta de energia e razões do grande aumento das tarifas de energia nos últimos meses.