Considerado o maior festival de dança do mundo, terá início hoje, dia 23.07, a 32ª edição do Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, que seguirá até o dia 02.08. Com a participação de dançarinos profissionais e amadores de várias partes do mundo, de países como Paraguai, Alemanha, Luxemburgo e Brasil, o evento mostrará 169 coreografias somente na mostra competitiva, entre elas uma da companhia de Dança Yaguara, genuinamente marabaense, que pela terceira vez representará o Pará.
Quem estiver na plateia do festival no próximo sábado, dia 26.07, verá a coreografia “Isso é carimbó”. Também serão apresentadas no palco aberto a coreografia Marajoara, um pout-pourri das danças folclóricas vaqueiro, lundu e a Chula Marajoara. Patrocinada pela SINOBRAS, a Companhia de Dança Yaguara levará ao evento 24 bailarinos. Segundo Cláudio Roberto, diretor e coreógrafo da companhia, a correria pelos últimos preparativos está grande, pois os últimos detalhes estão ainda sendo fechados.
Cláudio também adiantou que para que o grupo fosse até Joinville apareceram algumas dificuldades, mas que todas foram vencidas. “Estamos ansiosos e confiantes. A coreografia escolhida para mostra competitiva está muito forte e ensaiada diariamente, com cerca de 20 horas de ensaios semanais. Na quinta-feira os bailarinos embarcarão e sábado subiremos ao palco. Vamos fazer em cinco minutos tudo que levou seis meses, de planejamento, ensaios e captação de recursos. É gratificante, apesar de sempre ser trabalhoso. Agradeço a SINOBRAS por sempre acreditar em nosso trabalho e dar ao Yaguara, além de apoio financeiro, o nosso primeiro oxigênio”, disse Cláudio.
Para saber mais sobre o Festival de Dança de Joinville e sobre os resultados do Yaguara basta acessar o site oficial do evento no www.festivaldedanca.com.br