Foram realizadas auditorias do Projeto Reciclo em agosto e setembro para verificar como está sendo feita a coleta seletiva nas áreas da Produção da ACI Matriz por turno. Com isso, a equipe de Sustentabilidade demonstrou os resultados obtidos e a adesão pelos colaboradores.
Em vez dos resíduos de papel e plástico serem enviados como lixo para aterros sanitários, gerando para a empresa custos maiores com os transportes e destinações dos resíduos, com a coleta seletiva é possível vender esse material para empresas recicladoras e assim gerar receita para a Aço Cearense.
Na primeira auditoria, em agosto, foi possível identificar melhorias nos processos auditados. Foi verificado um aumento de 104,49 toneladas na seletividade dos resíduos de papel e plástico no ano de 2019.
Diante disso, já na segunda auditoria do Reciclo, houve mais adesão e comprometimento das gestões operacionais e dos colaboradores na coleta seletiva, proporcionando resultados mais expressivos com o aumento de seletividade de papel e plástico ficando em 106,60 toneladas, um acréscimo na segregação em 2,11 toneladas de papel e plástico.
Carlos Yves Cavalcanti, Gerente de Sustentabilidade, destaca: “O visual fabril melhorou bastante, gerando fábricas mais limpas bem como, o maior envolvimento de todos os colaboradores diretamente para melhoria dos processos”, ressaltou.
De acordo com a equipe de Sustentabilidade, por meio do Reciclo já foram treinados 911 colaboradores de diversas áreas da ACI e a melhor segregação dos resíduos proporcionou uma diminuição de 381t de gás carbônico (CO2), provenientes da decomposição do material que ocorreria caso enviados para o aterro sanitário, equivalente ao plantio de 2.726 árvores necessárias para compensação da emissão de CO2 na atmosfera. A previsão da implantação completa do Projeto Reciclo é até julho de 2020.