Entrevista com Neliza Ferraz, Coordenadora de Comunicação Corporativa no Grupo Aço Cearense
×

Entrevista com Neliza Ferraz, Coordenadora de Comunicação Corporativa no Grupo Aço Cearense

26 de novembro de 2020

Coordenadora de Comunicação do Grupo Aço Cearense, jornalista com Especialização em Gestão da Comunicação Empresarial e MBA em Gestão Ambiental. Profissional com quase 20 anos de experiência na área de Comunicação Empresarial, com foco em Comunicação Integrada. Reconhecida como uma das 5 Melhores Executivas de Comunicação em 2020 no Prêmio Top Mega Brasil/ Nordeste. Participa do 26 desde 2010.

1. Como decidiu que gostaria de seguir a carreira da Comunicação?
 Sempre acreditei no poder transformador da comunicação e por ser uma pessoa curiosa, boa ouvinte e comunicativa, nunca imaginei atuar em outra área.


2. Uma das suas principais realizações é a implantação da área de Comunicação em empresas. Quais os desafios ao realizar essa inserção?
Eu diria que é uma junção de vários desafios. Posso citar alguns que considero mais importantes como: o conhecimento profundo do negócio da empresa; a análise do momento que a empresa vive; a seleção de pessoas capacitadas e com foco no que é necessário realizar; o saber ouvir e estar atenta ao que acontece em todos os setores; o planejamento estratégico; e monitoramento das etapas do processo.

 

3. Há 12 anos você comanda o time de Comunicação do Grupo Aço Cearense, quais conquistas e cases de sucesso marcaram essa trajetória?
Cada ano há sempre um novo desafio, uma nova meta e um novo objetivo para a Comunicação. Este ano, devido a pandemia, tivemos que nos reinventar para atender nossos colaboradores, clientes, fornecedores e público em geral com precisão, agilidade e assertividade. Tínhamos uma ferramenta preciosa, a informação, por isso nos esforçamos ainda mais para chegar a todos os nossos stakeholders. Certamente isso tudo só foi possível pelo Timaço de que faço parte. Cada um com suas qualidades ímpares, trouxe um olhar atento, uma palavra ajustada e uma novidade para toda essa jornada.


4. Você considera que a comunicação para um Grupo inserido no mercado siderúrgico brasileiro é diferente de outros segmentos? Quais são as prioridades?
Todo segmento tem suas particularidades. Acredito que para fazermos entregas excelentes em qualquer segmento temos que saber plenamente do negócio e dos desafios que o circundam. Também é de fundamental importância entender o que se passa no Brasil e no mundo. As pessoas estão conectadas e a informação tem uma velocidade surreal. Temos que estar antenados e sempre sair na frente.


5. Como é fazer comunicação para uma empresa com uma carteira de 16 mil clientes em todo o país?
É um desafio, porque as pessoas não estão no mesmo local e nem no mesmo Estado. Por isso consideramos na nossa estratégia a cultura de cada região e uma linguagem simples, objetiva e criativa.


6. Como você avalia o cenário atual de comunicação corporativa?
A Comunicação nunca foi tão falada e tratada estrategicamente como agora. O cenário nos exige adaptação às rápidas mudanças e sobretudo narrativas cada vez mais humanizadas. A empatia é algo fundamental na relação entre empresa e colaborador. A comunicação precisa ser veloz e causar encantamento.


7. Você ficou entre as 5 melhores Executivas de Comunicação no Prêmio Top Mega Brasil/Nordeste 2020, o que significou para você esse reconhecimento?
Só a indicação de estar entre as feras da comunicação corporativa já me deixou feliz. São muitos anos de estudo e aprendizado, investindo tempo, conhecimento, energia e, principalmente, paixão. Tenho quase 20 anos de atuação e estar entre as 5 melhores Executivas de Comunicação do Nordeste é mais que um reconhecimento, é a certeza de que não podemos parar na busca pelo aperfeiçoamento.

 

Fonte: Nosso Meio