Coordenadora de Comunicação do Grupo Aço Cearense, jornalista com Especialização em Gestão da Comunicação Empresarial e MBA em Gestão Ambiental. Profissional com quase 20 anos de experiência na área de Comunicação Empresarial, com foco em Comunicação Integrada. Reconhecida como uma das 5 Melhores Executivas de Comunicação em 2020 no Prêmio Top Mega Brasil/ Nordeste. Participa do 26 desde 2010.
1. Como decidiu que gostaria de seguir a carreira da Comunicação?
Sempre acreditei no poder transformador da comunicação e por ser uma pessoa curiosa, boa ouvinte e comunicativa, nunca imaginei atuar em outra área.
2. Uma das suas principais realizações é a implantação da área de Comunicação em empresas. Quais os desafios ao realizar essa inserção?
Eu diria que é uma junção de vários desafios. Posso citar alguns que considero mais importantes como: o conhecimento profundo do negócio da empresa; a análise do momento que a empresa vive; a seleção de pessoas capacitadas e com foco no que é necessário realizar; o saber ouvir e estar atenta ao que acontece em todos os setores; o planejamento estratégico; e monitoramento das etapas do processo.
3. Há 12 anos você comanda o time de Comunicação do Grupo Aço Cearense, quais conquistas e cases de sucesso marcaram essa trajetória?
Cada ano há sempre um novo desafio, uma nova meta e um novo objetivo para a Comunicação. Este ano, devido a pandemia, tivemos que nos reinventar para atender nossos colaboradores, clientes, fornecedores e público em geral com precisão, agilidade e assertividade. Tínhamos uma ferramenta preciosa, a informação, por isso nos esforçamos ainda mais para chegar a todos os nossos stakeholders. Certamente isso tudo só foi possível pelo Timaço de que faço parte. Cada um com suas qualidades ímpares, trouxe um olhar atento, uma palavra ajustada e uma novidade para toda essa jornada.
4. Você considera que a comunicação para um Grupo inserido no mercado siderúrgico brasileiro é diferente de outros segmentos? Quais são as prioridades?
Todo segmento tem suas particularidades. Acredito que para fazermos entregas excelentes em qualquer segmento temos que saber plenamente do negócio e dos desafios que o circundam. Também é de fundamental importância entender o que se passa no Brasil e no mundo. As pessoas estão conectadas e a informação tem uma velocidade surreal. Temos que estar antenados e sempre sair na frente.
5. Como é fazer comunicação para uma empresa com uma carteira de 16 mil clientes em todo o país?
É um desafio, porque as pessoas não estão no mesmo local e nem no mesmo Estado. Por isso consideramos na nossa estratégia a cultura de cada região e uma linguagem simples, objetiva e criativa.
6. Como você avalia o cenário atual de comunicação corporativa?
A Comunicação nunca foi tão falada e tratada estrategicamente como agora. O cenário nos exige adaptação às rápidas mudanças e sobretudo narrativas cada vez mais humanizadas. A empatia é algo fundamental na relação entre empresa e colaborador. A comunicação precisa ser veloz e causar encantamento.
7. Você ficou entre as 5 melhores Executivas de Comunicação no Prêmio Top Mega Brasil/Nordeste 2020, o que significou para você esse reconhecimento?
Só a indicação de estar entre as feras da comunicação corporativa já me deixou feliz. São muitos anos de estudo e aprendizado, investindo tempo, conhecimento, energia e, principalmente, paixão. Tenho quase 20 anos de atuação e estar entre as 5 melhores Executivas de Comunicação do Nordeste é mais que um reconhecimento, é a certeza de que não podemos parar na busca pelo aperfeiçoamento.
Fonte: Nosso Meio