
Dicas de vendas: como lidar com objeções de clientes?
Muitos empresários, ao se depararem com a necessidade de saber como lidar com objeções de clientes, tendem a considerar as dúvidas e receios do consumidor como algo negativo.
Mas não se preocupe, já que se o seu comprador em potencial levantar uma contestação, isso é um bom sinal. Ao externar suas preocupações, ele está dando uma chance para que você encontre uma resposta adequada. Pense: por que uma pessoa que não está interessada em seus produtos se preocuparia em apresentar seus pontos de dúvida?
Neste artigo, selecionamos algumas dicas que são facilmente aplicáveis e muito eficientes para lidar com objeções de clientes. Confira.
Ouça atentamente
Jamais interrompa a fala da clientela, sobretudo quando estiver começando a formular questionamentos. Ofereça à pessoa a oportunidade de explicar o que a está incomodando. Se souber ouvir o que cada consumidor tem a dizer, você consegue obter valiosos insights a partir do modo como a objeção é verbalizada.
Quando tiver certeza de que a pessoa terminou sua fala, olhe para ela com atenção e repita a essência do que acabou de dizer. É possível formular algo como: “então, você está preocupado com os custos de manutenção”. Além de demonstrar que você estava ouvindo atentamente, isso dá ao cliente uma chance de esclarecer o seu ponto: “bem, não é tanto o custo que me preocupa, mas o tempo de inatividade”, por exemplo. O entendimento claro da objeção é fundamental para tomar as medidas certas.
Faça perguntas para entender como lidar com objeções de clientes
Tenha em mente que as primeiras contestações não se relacionam com a verdadeira preocupação do cliente. Então, antes de responder a uma questão, faça algumas perguntas exploratórias para tentar detectar os verdadeiros motivos e registrar minuciosamente todas as informações colhidas.
Essa estratégia serve para determinar a especificidade das objeções de cada cliente. A partir desse ponto, você pode ajustar as intervenções às particularidades de cada caso, aumentando as chances de fechar a venda.
Responda com fatos
Após entender a situação, você terá condições de oferecer boas respostas. Como as objeções costumam ser baseadas no medo, sua tarefa é deixar o interlocutor mais tranquilo.
Se puder, ofereça exemplos concretos, como a história de um cliente ou algumas estatísticas. Com os fatos jogando a seu favor, sua mensagem terá mais consistência e credibilidade.
Verifique a adequação de suas respostas
Não deixe de conferir se você de fato respondeu à objeção de seu cliente potencial. Normalmente, isso é tão simples como perguntar se conseguiu ser claro ou se o cliente percebeu que a solução é adequada às suas necessidades.
Caso o cliente responda afirmativamente, siga em frente. No entanto, se ele parecer hesitante ou inseguro, isso pode significar que sua resposta não foi satisfatória. Nesse caso, vale a pena dar um passo atrás e tentar apresentar seus argumentos de outra maneira.
Tenha objetividade em cada interação com o cliente
Não permita que o comprador potencial escape do processo de venda. Se, durante a apresentação do produto ou oferta, o consumidor apresentar uma objeção, responda rapidamente e retome de onde parou. Assim, você recupera a atenção do cliente enquanto explica os diferenciais do produto em questão, construindo uma abordagem objetiva.
Reverta respostas defensivas
Durante as contestações comerciais, é importante adotar uma abordagem que reduza a frequência de comportamentos defensivos. Uma prática interessante é reformular o contexto apresentado de maneira a validá-lo. Por exemplo, em vez de discordar no mesmo instante, você pode afirmar que entende o ponto de vista apresentado. Esse método comercial cria uma situação mais colaborativa, na qual ambos se sentem à vontade para conversar.
Também é válido evitar confrontos para tornar o ambiente mais propenso. Para isso, use termos que promovam a cooperação, como “compreendo” ou “vamos explorar essa demanda juntos”. Essas expressões formam um clima mais agradável, reduzindo a probabilidade de respostas defensivas e tornando a comunicação mais construtiva.
Tenha uma postura empática
Levantar as preocupações dos consumidores permite estabelecer vínculos comerciais sólidos e duradouros. Quando um comprador contesta algo relacionado ao produto que está à venda, o primeiro passo é prestar atenção a fim de interpretar o que está sendo dito, demonstrando real interesse. Essa prática valida os sentimentos e necessidades da outra parte.
A paciência e a concentração são virtudes que precisam ser manifestas nesses momentos, já que os pontos de vista do consumidor não podem passar despercebidos. Depois disso, fica mais fácil responder com calma e ponderação.
Por último, após alinhar as expectativas, agradeça o feedback recebido. Essa conduta fortalece a sensação de respeito e consideração, além de transparecer que a opinião do comprador é valorizada. Trabalhar o rapport — ou seja, a conexão emocional com o próximo — em situações desafiadoras resolve conflitos e potencializa a credibilidade da marca.
Avalie se o comprador está no seu momento ideal para negociar
Despertar o senso de urgência no cliente pode agilizar a decisão de fechar o negócio. Para isso, é interessante reforçar como a resolução imediata da demanda enfrentada pode beneficiar o consumidor, evitando desperdício de tempo e outros prejuízos.
No entanto, para que essa estratégia funcione, é necessário garantir que o comprador esteja apto para avançar, com expectativas alinhadas às possibilidades reais do produto ou serviço ofertado.
Além disso, evite negligenciar a construção da confiança durante o processo decisório. É importante que sua abordagem seja cautelosa e acompanhe o ritmo de cada cliente. Assim, é possível criar uma experiência positiva seguida de conversão e fidelização.
Tenha um processo de vendas estruturado
A elaboração do planejamento das etapas comerciais é a melhor saída para lidar com possíveis questionamentos. O primeiro passo é conhecer todos os detalhes do público-alvo — preferências, demandas e barreiras — para implementar abordagens estratégicas.
Depois, é importante preparar o time de vendas com informações detalhadas sobre os produtos oferecidos. Treinamentos frequentes, que contenham técnicas de argumentação e comunicação, concedem credibilidade e segurança na interação com os clientes. Dessa forma, os vendedores serão capazes de responder às dúvidas com agilidade.
Outro fator relevante é documentar as objeções recorrentes. A partir desse mapeamento, você consegue montar um repertório de respostas claras. Afinal, a antecipação de preocupações sobre finalidade, valor ou entrega evita obstáculos à decisão de compra. Também recomendamos personalizar os atendimentos, já que cada perfil tem suas particularidades e abordagens genéricas podem não levar ao resultado desejado.
Por último, evite transmitir a sensação de que você está empurrando produtos ou serviços. Primeiro, é importante identificar ou criar uma necessidade relacionada à utilização do seu produto, para então mostrar como esse item ajuda o cliente a solucionar seus problemas.
Viu como lidar com objeções de clientes pode ser mais simples do que parece? O segredo está em definir uma estratégia centrada no público consumidor a fim de manifestar clareza, objetividade e confiança nas negociações. Assim, você aumenta as chances de sucesso e, de quebra, obtém indicações genuínas de compradores fidelizados.
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