Aprenda como lucrar mais sem aumentar os preços dos produtos!

Aprenda como lucrar mais sem aumentar os preços dos produtos!

Um dos maiores objetivos de quem tem uma loja de ferro e aço é vender com boas margens de lucro. Assim, é possível obter um desempenho superior e reinvestir no desenvolvimento do estabelecimento. O desafio é saber como lucrar mais sem aumentar os preços.

Subir o valor dos produtos pode afugentar os atuais clientes e resultar em prejuízos no longo prazo. Felizmente, existem muitas rotas alternativas, como otimizar o volume de vendas, reduzir os custos de atividades e renegociar os preços de compra das mercadorias.

Sabemos que o assunto é importante, por isso, criarmos um artigo completo para você. Veja agora como lucrar mais sem aumentar os preços dos produtos!

Maximize o volume de vendas

A primeira dica é simples: aumente o volume de vendas. Quando as negociações crescem e os custos fixos (com aluguel e segurança, por exemplo) permanecem os mesmos, a loja tem maior margem de lucro. Isso também é chamado de ganho em escala.

Nesse sentido, é necessário pensar em novas técnicas de vendas. O uso de cross-selling (vendas cruzadas) é bastante útil e consiste em oferecer produtos que combinem ou complementem o que foi inicialmente pedido pelo cliente, avolumando a venda.

Reduza os custos não estratégicos

É possível dividir os custos operacionais em dois: estratégicos e não estratégicos. O primeiro ajuda no crescimento da loja de ferro e aço — é o caso do marketing. Já o segundo é necessário à manutenção das atividades diárias — é o caso do pagamento de tributos.

Foque na redução dos custos não estratégicos. Água, energia, produtos de limpeza, aluguel, impostos inadequados, copos plásticos, e assim por diante. Quanto mais puder economizar, maior será a margem de lucro no fim de cada mês. Engaje toda a equipe na redução de custos.

Faça boas negociações com os fornecedores

Alguns produtos utilizados no dia a dia podem ser substituídos por outros mais baratos sem que isso afete a qualidade do negócio. É o caso dos copos plásticos ou das folhas A4. Também é possível renegociar com os fornecedores para chegar a preços menores.

Tenha uma coisa em mente: a ótima venda começa no processo de compra. Ao pleitear preços mais atraentes, você poderá vender com melhores margens de lucro. Portanto, converse com seus fornecedores, avalie itens substitutos e busque pela melhor compra possível.

Invista na fidelização dos clientes

O valor de um cliente não é medido por uma única compra, mas pelo tempo que passou fidelizado à loja de ferro e aço. Isso significa que os clientes leais tendem a dar mais lucro para a empresa porque compram com maior frequência e gastam mais.

Nesse caso, invista em campanhas de fidelização. Estimule o público a voltar mais vezes, implemente um cartão de fidelidade, ofereça desconto para clientes cadastrados e reforce o pós-venda. Quanto mais tempo as pessoas permanecerem na sua empresa, mais lucro você terá.

Pensar em como lucrar mais envolve muitos fatores. É preciso, sim, ter um bom preço de venda, mas há outras coisas que podem ser feitas. Então, aproveite para otimizar o volume de vendas, reduzir os custos, renegociar com os fornecedores e fidelizar clientes.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para saber como calcular a margem de lucro do seu negócio e obter melhores resultados financeiros. Vamos lá!