aço e concreto, o que você precisa saber

Aço e concreto: o que todo comerciante destes produtos deve saber!

Embora a engenharia não seja novidade, técnicas e métodos não param de ser aperfeiçoados. Utilizando misturas de elementos já conhecidos, formas alternativas de se construir surgem periodicamente.

É por isso que um profissional ou empresa que queira manter-se dentro do mercado precisa conservar seus conhecimentos reciclados.

Sobre aço e concreto, que fazem uma dobradinha muito importante em todos os tipos de empreendimentos, é muito importante que se tenha um conhecimento mínimo. Por isso, vamos ver agora alguns pontos que merecem destaque e também como um bom vendedor desses materiais deve agir. Continue a leitura e confira!

O aço e suas aplicações

Além de ser muito elegante e relativamente leve, o aço também é bastante resistente, podendo ser aplicado desde em construções residenciais e menos complexas até em pontes e viadutos, já que é um material versátil e que, cada vez mais, tem sido utilizado nas construções.

Os tipos de fabricação mais conhecidos são as chapas, bobinas e perfis. No caso dos perfis, podem ser em “U”, “I”, barras redondas ou chatas e também cantoneiras.

Quanto à sua utilização, é muito importante que se avalie se será aparente ou revestida. Além de influenciar diretamente o orçamento da obra, essa decisão também afeta aspectos arquitetônicos e relacionados à umidade.

O concreto e suas aplicações

O concreto, que pode ser fabricado, inclusive, dentro da própria obra, é um material que consegue assumir formatos e dimensões bastante diferentes. Por isso, e também por ser bastante resistente, ele é tão utilizado no cotidiano da construção.

Muitos são os tipos do concreto que vão desde o convencional até o usinado. Nesse intervalo, podem ser listados ainda: o protendido, o estrutural leve, o de alta resistência, o autoadensável, o de alto desempenho (CAD), o rolado ou o celular.

Existe ainda o concreto do tipo armado e ele merece um destaque especial porque combina o concreto com o aço. Tendo barras do metal por dentro, esse tipo de material de construção é bastante utilizado, pois consegue unir um grande esforço à compressão, à resistência e à tração.

O momento da venda

Depois de tratar um pouco mais sobre aço e concreto e como esses elementos podem trabalhar juntos para ajudar a se construir estruturas mais resistentes, elegantes e consistentes, é hora de concentrar um pouco a atenção em como se agir para conseguir efetuar melhores vendas.

A primeira coisa a fazer é garantir que o vendedor entenda do material que está oferecendo. É preciso saber responder sobre aplicação, por exemplo, de vergalhões e bobinas. Dar orientações de como o cliente deve armazenar esses materiais é também importante na hora das vendas. Uma comunicação bem feita é outro ponto positivo, assim como o correto entendimento sobre os processos internos da loja.

Por último, mas também de extrema importância, deve-se lembrar que o bom vendedor conhece bem os fornecedores dos materiais que tem expostos. Assim, além de conseguir direcionar o cliente para a solução que ele precisa, terá condições de explicar com propriedade as diferenças entre cada opção que o consumidor tem.

Se você quer saber um pouco mais sobre aplicações, usos e manutenção de materiais, como aço e concreto, assine a nossa newsletter. Nela, você também encontrará boas dicas de gestão do seu negócio e temas atuais sobre o mercado.