Guia completo com tudo o que você precisa sobre como vender mais
O aço é um produto fundamental em vários ramos, especialmente na construção civil. Mas isso não significa, necessariamente, que a sua venda seja fácil. Afinal, você tem que oferecer ao cliente não apenas o material em si, mas também a sua entrega, o melhor atendimento etc. Diante disso, vem a questão: como vender mais nesse ramo?
Se você quer expandir os seus negócios e ter mais sucesso com a sua loja, mas não sabe por onde começar, não se preocupe. Neste guia, vai aprender tudo o que precisa para começar a fechar mais vendas e fidelizar mais clientes.
Acompanhe e descubra como vender mais e melhor!
Os pilares da produtividade em vendas
O primeiro passo é entender os pilares de um bom processo de vendas na sua empresa. Veja, aqui, quais são eles e a sua importância.
Processos
Antes de começar, é essencial que você defina qual será o seu processo de vendas, quais metodologias pretende usar e como o seu desempenho será avaliado. Ter um conjunto bem definido de processos ajuda a direcionar o trabalho da sua equipe, organizar as suas vendas e facilitar a elaboração de uma estratégia.
Gestão
De modo geral, a gestão da sua loja de aço é a combinação de estratégias e procedimentos que você usa no dia a dia. Dependendo do seu modelo, os colaboradores devem adotar diferentes posturas e comportamentos, o que vai resultar em uma cultura organizacional específica.
Tecnologia
As ferramentas que você adota no seu negócio também fazem toda a diferença no processo de vendas. A medida que uma empresa cresce, maior é a necessidade de usar a tecnologia para controlar e otimizar os seus processos. Recursos como o CRM, por exemplo, são indispensáveis para acompanhar um grande volume de pedidos e contatos.
Pessoas
É claro que nenhum processo, tecnologia ou metodologia funciona sem pessoas para colocá-los em prática. Ter uma equipe de vendas capacitada e bem equipada é indispensável para o sucesso de qualquer estratégia de vendas, independentemente da sua escala. Sendo assim, você precisa levar em conta o time disponível e as melhores formas de usar as suas capacidades.
As principais dicas de como vender mais
Considerando os quatro pilares que citamos, você já pode começar a implementar algumas ações para melhorar as suas vendas. Confira as melhores dicas práticas para adotar desde já!
Conheça o seu público
Vender é, essencialmente, entender o que seu público-alvo busca e entregar algo que atenda a essa demanda. Para isso, você tem que conhecer a fundo a sua clientela. Não apenas o produto que ela procura, mas também o seu nível de urgência, os métodos de atendimento mais eficazes, entre outros fatores relacionados. A partir disso, é possível elaborar estratégias mais efetivas.
Melhore o atendimento primeiro
Antes de focar no seu produto, pense em melhorar a qualidade do atendimento ao público. Mesmo mercadorias de alta qualidade perdem o valor se o cliente tem muita dificuldade para fechar um pedido ou conseguir esclarecer as suas dúvidas. Sendo assim, você deve investir, primeiro, em melhores os canais de atendimento e em metodologias para facilitar o acesso dos consumidores aos seus produtos.
Foque na solução do problema do cliente
Quando chega o momento da venda, o mais importante é lembrar que o cliente não busca um “produto”, mas, sim, a solução para um problema. No caso da sua loja de aço, ele precisa de um material de boa qualidade, na quantidade adequada, pelo preço certo e que possa ser entregue dentro do prazo. Busque entender e atender a esses requisitos antes de fazer uma proposta direta para fechar o negócio.
Invista em capacitação
Uma equipe bem preparada, que sabe como vender mais, faz toda a diferença no sucesso da sua loja. Sendo assim, investir mais em treinamentos traz vários benefícios a longo prazo. Os seus colaboradores devem estar prontos para receber cada cliente da forma certa, conhecer o produto a fundo e saber como destacar as suas qualidades.
Prepare-se para lidar com as objeções
Todo cliente tem dúvidas e uma certa resistência ao fechar um negócio. Faz parte do trabalho de vendas lidar com essas objeções antes de poder fazer uma proposta que será aceita. Antecipe algumas dessas questões e prepare a sua equipe para lidar com elas.
Os maiores erros que impedem de vender mais
Mesmo com um bom direcionamento, não é raro ver alguns erros de vendas acontecendo nas lojas de aço. Veja, aqui, os principais a serem evitados.
Forçar uma venda rápida
Como já mencionamos, você deve focar em solucionar o problema do cliente e lidar com as suas objeções antes de fechar uma venda. Se tentar acelerar demais o processo, desconsiderando essas questões e indo direto para a venda, as suas chances de ter uma proposta aceita diminuem bastante. É sempre melhor ser paciente e esperar a hora certa.
Começar sem um plano
Ao contrário do que alguns imaginam, saber como vender mais e melhor é uma combinação de prática e técnica. Um bom vendedor já tem um roteiro e alguns direcionamentos a seguir quando faz o primeiro contato com o cliente. Ter um plano de vendas bem elaborado aumenta consideravelmente as chances de sucesso.
Não fazer o pós-venda
Outra ideia importante é de que o processo de venda não acaba quando o produto em si é vendido. O pós-venda é a continuação desse atendimento, onde a equipe mantém contato com o cliente, acompanha os resultados oferecidos pelo produto, corrige possíveis erros e, acima de tudo, garante que a sua loja será bem lembrada — o que é algo muito importante para facilitar a fidelização.
Não cumprir o que foi prometido
Durante o atendimento e a venda, é comum que a equipe faça várias propostas de valor, tanto sobre o produto quanto sobre a entrega. Naturalmente, todas essas promessas devem ser atendidas para que o cliente saia satisfeito com a sua compra.
Por outro lado, cada vez que você não cumpre um prazo ou o aço oferecido não atende às expectativas, a sua credibilidade se perde. É mais importante conhecer o seu negócio e prometer apenas o que pode cumprir.
Com esse guia, você já entende melhor como vender mais. Não esqueça de continuar se atualizando sobre o mercado e buscando as melhores estratégias de venda para alcançar o seu público-alvo.
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