Canais de vendas: saiba como escolher para aumentar seu faturamento

Cada vez mais familiarizado com a tecnologia, o consumidor já não se limita a um único caminho para procurar produtos ou serviços. Ele deseja ter muitos canais de vendas apresentados de maneira prática e ágil.

Sendo assim, as empresas devem utilizar-se de diversas alternativas de comunicação para chegar ao cliente e expandir suas vendas e o alcance de sua marca. Isto é, deve tornar-se multicanal.

A seguir, você conhecerá as diversas opções para usar os canais que melhor se encaixam em seu negócio. Então, continue a leitura e descubra mais!

O que são canais de vendas?

Canais de vendas são os diferentes meios pelos quais um produto ou serviço é comercializado e vendido para os clientes. Eles podem ser físicos, como lojas ou quiosques em shoppings, ou virtuais, como sites de e-commerce ou marketplaces.

É importante que as empresas avaliem cuidadosamente seus meios e os ajustem conforme necessário para atender às demandas dos clientes e maximizar as vendas e lucros. Isso porque cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Quais são os tipos de canais de venda?

Há vários exemplos utilizados para a relação entre empresa e consumidor. Eles podem ser tradicionais ou canais de vendas digitais, mas todos têm suas particularidades. Abaixo, você os conhecerá e poderá avaliá-los com mais clareza.

1. Lojas físicas

Um dos mais tradicionais canais de vendas do varejo, necessitam de estratégias de marketing específicas para alcançar o público. Basicamente, envolve a venda direta ao consumidor final em um ambiente físico, como uma loja em um shopping, rua, galeria, entre outros.

Permite aos clientes ver, tocar e experimentar os produtos antes de comprar, o que pode ser um fator decisivo na hora da aquisição. Além disso, oferece um atendimento personalizado, o que pode aumentar a fidelização.

No entanto, as lojas físicas também têm suas desvantagens, como altos custos de aluguel, manutenção, contratação de funcionários, entre outros. Ainda, o alcance geográfico é limitado, o que pode dificultar a conquista de novos clientes.

2. Franquias

Quando uma empresa obtém sucesso, ela repete as estratégias de venda e distribuição em novos locais, mantendo suas características.

Assim, trata-se de um modelo de negócios em que uma empresa (a franqueadora) concede a outras pessoas (os franqueados) o direito de usar sua marca, tecnologia, métodos de operação e conhecimento do mercado, em troca de uma taxa inicial e royalties sobre as vendas.

É vantajosa por expandir a marca e seus produtos em diferentes localidades, sem ter que arcar com todos os custos de abertura de novas lojas. Já os franqueados podem contar com o suporte da franqueadora em áreas como marketing, treinamento e gestão, o que pode ajudá-los a alcançar o sucesso mais rapidamente.

Um dos seus desafios é a exigência aos franqueados para seguirem regras estritas de operação e usarem os mesmos processos e marcas, o que pode limitar a criatividade e a flexibilidade deles.

3. Televendas

Cria-se uma central de atendimento telefônica para estimular as vendas. O público-alvo é composto por pessoas que não utilizam tecnologia mais avançada, como a internet.

É comum em setores como vendas diretas, serviços financeiros, produtos de beleza e saúde etc. A principal vantagem é que as empresas alcançam inúmeros clientes em um curto período, sem a necessidade de estabelecer uma presença física em várias localidades.

Por outro lado, os clientes podem ter dificuldade em avaliar a qualidade do produto antes de fazer a compra, o que pode levar a insatisfações e devoluções.

4. Rede de consultores

Oferece um tipo de venda personalizada e intimista. É um modelo de comercialização em que as empresas recrutam e treinam uma equipe de consultores independentes, remunerados com uma comissão, para promover e vender seus produtos ou serviços.

De certa forma, permite a conexão direta com seus clientes, recebendo feedbacks e sugestões. Isso pode ajudar a melhorar seus produtos e serviços e atender melhor às necessidades dos consumidores.

No entanto, há custos para dar suporte aos consultores e a qualidade de atendimento pode variar, considerando que eles não são funcionários internos e podem ter diferentes níveis de habilidade e conhecimento.

5. F-commerce

Também chamado de Facebook Commerce, a rede social é útil na hora de reunir os consumidores de uma marca e de medir seu perfil e suas necessidades.

As empresas criam uma página ou uma loja virtual no Facebook e oferecem seus produtos ou serviços diretamente aos consumidores por meio dessa plataforma.

A principal vantagem é a possibilidade de alcançar um grande número de clientes por meio de uma plataforma que já é amplamente utilizada por muitos usuários da internet.

Além disso, o Facebook está entre os canais de vendas online que oferecem ferramentas de segmentação de público-alvo, permitindo que as empresas atinjam pessoas com interesses específicos e usarem a interação com elas para construir um relacionamento duradouro.

6. E-commerce

Funciona como uma loja virtual onde os produtos são apresentados e as vendas são realizadas online. São criados sites ou plataformas de vendas para alcançar muitos clientes em diferentes regiões geográficas, sem a necessidade de abrir várias lojas físicas.

Um dos seus benefícios é o funcionamento 24/7, permitindo compras a qualquer momento, assim como a chance de personalizar a experiência do cliente e oferecer produtos e serviços que atendam às suas necessidades e preferências.

Entretanto, o e-commerce exige o investimento em tecnologia e infraestrutura para manter suas lojas virtuais em funcionamento e oferecer uma experiência de compra de qualidade aos clientes.

7. M-commerce

Conhecidos como Mobile Commerce, são aplicativos para smartphones que servem como opção para conhecer e adquirir produtos e serviços. É uma forma de usar os dispositivos móveis para vender ainda mais.

Como muitas pessoas usam seus celulares para acessar a internet, o m-commerce permite que as empresas atinjam esses consumidores de maneira mais eficaz. Afinal, é uma necessidade atual adaptar-se ao comportamento dos compradores modernos.

O grande desafio desse meio são as telas e interfaces menores e diferentes dos computadores de mesa ou laptops, o que exige a responsividade dos sites para não impactar a navegação e experiência dos usuários.

8. E-marketplace

Trata-se de um canal que reúne produtos de diferentes empresas e vendedores em um só lugar. Temos entre esses canais de vendas exemplos como a Amazon, Shopee, Shein, Americanas etc.

Esse tipo de canal é popular entre quem deseja expandir seus negócios online. As plataformas oferecem uma ampla visibilidade e exposição para os produtos e serviços, o que pode levar a um aumento nas vendas e na receita.

Sem mencionar que é possível se beneficiar de recursos como marketing, logística e atendimento ao cliente, oferecidos pela própria plataforma.

Contudo, há concorrência acirrada, o que pode levar a uma redução nas margens de lucro. Também é preciso pagar uma taxa para a ferramenta e seguir as políticas e regulamentos, o que pode limitar a flexibilidade e autonomia.

9. Vendas por WhatsApp

O WhatsApp pode ser um excelente canal de vendas. Trata-se de uma plataforma de mensagens instantâneas cada vez mais utilizada no dia a dia dos consumidores que permite uma comunicação direta com os clientes. Por isso, o Grupo Aço Cearense fornece mais facilidade de contato para seus clientes.

Para desenvolver boas vendas nessa plataforma, é importante manter a comunicação personalizada, responder rapidamente, oferecer suporte pós-venda, ser proativo e enviar promoções exclusivas.

Além disso, é preciso usar o WhatsApp Business para ter sua conta verificada e passar confiança aos clientes, que verão o aplicativo como mais uma opção para tirar dúvidas e comprar.

Como escolher os canais de venda?

A escolha dos canais de vendas pode ter um grande impacto no sucesso do negócio, pois diferentes meios têm diferentes custos e eficácias em alcançar e atender os clientes. A seguir, confira algumas dicas.

Estude os produtos

É preciso selecionar os produtos conforme o público-alvo e as demandas da empresa. Assim sendo, é indispensável estudar os itens que podem ser oferecidos no meio virtual, de acordo com a probabilidade de vendas e alcance, conforme os hábitos de consumo, necessidades e preferências das pessoas.

Faça uma gestão de estoque

Deve-se pensar em uma gestão de estoque para atender a quantidade de pedidos, meios de distribuição e como trabalhar a comunicação do seu negócio.

Se uma empresa quer marcar presença digital, mas avalia que nem todos os seus produtos são adequados a esse tipo de comércio, pode disponibilizar apenas uma parte de seu catálogo online e os demais produtos serem oferecidos apenas na loja física.

Avalie os fornecedores

Considere a entrega dos produtos. Procure fazer parcerias com empresas que tenham preços competitivos e um serviço eficiente, além de disponibilizar digitalmente apenas produtos que a entrega possa ser garantida.

Evite que um canal concorra com o outro

Mesmo que a loja física e a loja virtual ofereçam mercadorias diferentes, elas devem estar entrosadas. Afinal, o cliente identificará a empresa pela marca e não pelo canal que escolheu.

Se você é iniciante no mercado, comece por opções com baixo investimento inicial, como marketplaces. Já empresas mais estabelecidas podem investir em canais próprios, como lojas físicas ou e-commerce.

Coloque na balança o que vale a pena

Por fim, considere sempre as vantagens e desvantagens apresentadas em cada meio. Afinal, a seleção trata-se de um investimento que deve trazer retornos na sua meta de vendas.

Uma boa ideia é testar diferentes recursos e avaliar os resultados obtidos. Isso pode ajudar a identificar quais deles são mais eficazes e fazer ajustes necessários na estratégia de vendas.

Como vimos, ser uma empresa multicanal significa manusear várias ferramentas de vendas e divulgação ao mesmo tempo. O empresário pode atuar em meios de comunicação como mídias sociais e e-commerce, além de criar estratégias em lojas físicas na intenção de ampliar o espectro de clientes, considerando a diversidade contemporânea.

Escolher os canais de vendas corretos é essencial para aumentar o faturamento de uma empresa. Ao utilizar diversas opções, é possível alcançar um público maior, além de ampliar a visibilidade dos produtos e serviços. Felizmente, você conhece as principais delas e sabe quais usar!

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