Como o uso da tecnologia pode aumentar a produtividade na sua loja de ferro e aço

Transformação digital, evolução tecnológica, indústria 4.0 são termos que vêm ganhando cada vez mais destaque na mídia e no nosso dia-a-dia. Mudar se tornou uma necessidade tão essencial quanto comer e se vestir. Mudança tem sido a ideia prevalente nesse cenário de incertezas e saber o que mudar e quando mudar pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

A pandemia recente acelerou muitas mudanças nos processos. Empresas grandes e pequenas se viram obrigadas a realizarem grandes ajustes em suas rotinas para atender a demanda, muitas vezes escassa, e cada vez mais necessitando de produtos com qualidade e preço justo. Naturalmente, a indústria do ferro e aço precisou se reinventar nesse processo e a tecnologia foi uma forte aliada nessas mudanças.

Portanto, comunicação eficiente, otimização de processos e desburocratização, planejamento assertivo e acompanhamento eficaz dos processos são elementos fundamentais para aumento da produtividade e todos esses pontos podem e devem ser apoiados pela tecnologia.

Comunicação eficiente

Um estudo organizado pelo Project Management Institute Brasil (PMI) constatou que, para 76% das empresas, o principal motivo para seus projetos fracassarem são falhas na comunicação. Portanto, a ineficiência na comunicação é um fator determinante na construção das relações de confiança e transparência entre todos os envolvidos.

As ferramentas de tecnologia para apoio a comunicação eficiente se desenvolveram bastante nos últimos anos. Manter um blog com notícias, resumos e dicas é uma ferramenta amplamente usada para comunicação externa. Dar às pessoas a chance de conhecer como a empresa atua gera confiança e transparência e, portanto, aumento de produtividade.

Manter informativos internos periódicos para públicos específicos garante também alinhamento e transparência entre os envolvidos em todas as etapas, garantindo otimização nos processos e planejamento mais assertivo.

Ferramentas como intranet (sites internos institucionais) são excelentes para garantir alinhamento e uma comunicação eficiente para toda a sua empresa além de garantir uma boa gestão à vista.

Otimização de processos

Muitos dos problemas de produtividade que encontramos nas empresas vêm de ineficiência dos processos. Processos mal dimensionados ou que não se tem o devido acompanhamento são grandes vilões, quando se trata de alta produtividade. Portanto, identificar gargalos e desperdícios são preponderantes para se ter uma alta produtividade com custo reduzido.

Hoje existem sistemas capazes de acompanhar todas as etapas de um processo, desde suas entradas (insumos, pessoas), processamento (parâmetros de processo, medições), as devidas saídas (produto finalizado) e qualidade do produto, além de outras informações pertinentes, como paradas de equipamentos e previsão de manutenção. Sistemas desse tipo são capazes de gerar relatórios com informações precisas de produtividade, utilização, tempo ocioso e perdas de processo, fornecendo informações para identificar possíveis pontos de melhoria nos processos.

Planejamento assertivo

Um planejamento, quando bem feito e bem executado, multiplica as chances de que um objetivo seja alcançado. Entender o estado atual, definir objetivos e metas factíveis e traçar um plano de ação, agir, identificar desvios e replanejar são os passos básicos para um planejamento efetivo.

Ter uma ferramenta adequada para realizar um bom planejamento é essencial na hora de tirar as ideias da cabeça e colocar no papel. Hoje existem desde ferramentas bastante intuitivas para gestão de tarefas, como o kanban, até grandes softwares complexos para realizar planejamentos e automações (APS – Advanced Planning and Scheduling), escolher a ferramenta ideal é essencial para que as metas sejam transformadas em resultados e produtividade.

Autor: Gardel Souza – Coordenador de TI da SINOBRAS 

Gardel Souza é graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Pará, com mais de 15 anos de experiência na área de tecnologia da informação com atuação nos segmentos de gestão de TI e sistemas, gestão de projetos, análise e desenvolvimento de sistemas para siderurgia e órgãos públicos. Vivência em processos de negócios nas áreas de chão de fábrica, processos fabris e processos de negócio. Gestor de TI há 8 anos, atuando com sistemas de informação e suporte técnico desenvolvendo e aplicando soluções em projetos e melhorias no setor siderúrgico.