Planejamento Estratégico

5 dicas para o planejamento estratégico da sua loja de ferro e aço

Manter a sua empresa competitiva dentro de um mercado em constante mudança é um grande desafio para a perpetuidade das organizações. Um planejamento estratégico é uma ferramenta que norteia as decisões que precisam ser tomadas a curto, médio e longo prazo e pode ser desenvolvido por qualquer negócio, independentemente de seu tamanho ou segmento de atuação.

Planejar estrategicamente é fundamentalmente importante na tomada de decisões e alocação de recursos, pois auxilia no direcionamento do negócio, identificando uma visão única com seus objetivos estratégicos. Esse modelo de ferramenta permite que as organizações identifiquem as oportunidades, conheçam as possíveis ameaças e diante de um cenário antecipado planejem as ações futuras.

É importante dizer que é um processo que deve envolver todas as pessoas da organização, criando engajamento entre os times para que trabalhem em harmonia e focados no mesmo propósito (alinhar as diretrizes da empresa com o propósito).

Muitas são as formas e metodologias que podem ajudar você a desenvolver o seu planejamento estratégico, mas separamos algumas dicas fundamentais que devem ser lembradas:

  1. Principais vantagens de se fazer um planejamento estratégico.

Quando o assunto é propósito, o alinhamento de estratégia em todos os níveis da organização é fundamental. Além disso, com um bom plano, é possível gerar o comprometimento de todos, planejar os investimentos, proteger-se contra as mudanças do mercado, melhora a tomada de decisão, ter clareza de aonde a organização quer chegar no futuro e se antecipar em busca de novas oportunidades.

 

  1. Ambiente interno, externo, metas e indicadores.

Fase do diagnóstico em que será determinado como a organização “Está”. É o momento onde pessoas com conhecimento das informações (Geralmente Alta Administração) analisam e verificam a realidade da empresa.

A identificação da “Visão” onde a empresa deseja chegar, da “Missão” qual a razão de ser e dos “Valores” proporcionam sustentação para as estratégias e políticas.  

É o momento de uma boa análise do ambiente interno e externo, através da observação dos pontos fortes e fracos e análise das oportunidades e ameaças.

 

  1. Estabeleça as metas estratégicas.

Definidos os objetivos, ou seja, onde a empresa deve dedicar seus esforços, chega a hora de estabelecer as metas, projetos e planos de ação que devem estar alinhadas como propósito da empresa.

Uma meta deve ser específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal. Além disso, é necessário acompanhar os avanços, podendo estabelecer indicadores e partir para execução.

Além de um bom plano de ação, é importante monitorar os resultados conquistados e avaliar os resultados finais atingidos.

 

  1. O público-alvo.

Todos devem conhecer o planejamento estratégico da empresa, principalmente as pessoas da organização para que se sintam responsáveis pelos resultados. Nesse momento uma boa liderança e a comunicação farão toda a diferença para manter as pessoas motivadas e com sentimento de pertencimento.

 

  1. A comunicação no planejamento estratégico.

O sucesso estratégico depende da comunicação. O fluxo de informações deve ser gerenciado de forma que todos da organização percebam os elementos de sustentação da estratégia adotada para que, dessa forma, possam se sentir responsáveis e contribuir com os resultados da empresa.

Lembre-se: um bom plano de ação deve ter ações claras, objetivas e que sejam fortes o suficiente para alcançar os resultados. Além disso, é importante determinar os prazos e responsáveis por cada ação. É isso que viabiliza a conquista das metas e objetivos.

Avaliar e monitorar o andamento do que foi planejado, do que está sendo executado e dos resultados é a única forma de assegurar que o desempenho real possibilite o alcance dos padrões que foram estabelecidos. Ou seja, é a forma de saber se tudo está saindo conforme o planejado ou se precisará de ajustes.

Thais Caldas (Gerente de Gestão e Processos do Grupo Aço Cearense)Graduada em Engenharia de Materiais e pós-graduada em Engenharia da Qualidade, com mestrado em Materiais e Meio Ambiente. Possui sólida experiência em Sistema de Gestão da Qualidade e está no grupo desde 2012.