Saúde no trabalho: como ajudar os funcionários a pararem de fumar
Toda empresa deve se preocupar com o bem-estar dos seus funcionários. Além de evitar acidentes, a busca pela saúde no trabalho é também um dever dos gestores. Este tipo de atitude ajuda tanto os colaboradores como também a própria empresa.
No caso dos fumantes, os prejuízos, mesmo sendo aparentemente sutis, podem ser consideravelmente graves. Podemos pensar na quebra do ritmo de trabalho, no mau cheiro, nas bitucas espalhadas pelos cantos, na fumaça sobre quem não fuma e em muito tempo gasto que poderia estar sendo utilizado na produção.
Este assunto, que muitas vezes acaba passando despercebido, merece atenção de todos os gestores. E, para aqueles que já perceberam o problema mas não sabem o que fazer para resolver o caso, algumas dicas práticas podem ajudar bastante. Por isso, acompanhe este post e conheça algumas delas:
Faça campanhas de conscientização
A primeira coisa é buscar informar e reforçar os malefícios do cigarro. Mesmo que muita gente já saiba que este é um hábito nocivo à saúde, a insistência em mostrar a diferença entre uma vida saudável e a de um fumante é uma boa prática a ser adotada.
Para não soar como perseguição aos seus funcionários fumantes, coloque também algumas mensagens por onde circulam os clientes. Assim, você reforça a preocupação com a saúde sem direcionar cobranças a nenhum funcionário.
Crie um grupo de apoio
Para quem fuma, o desafio de largar o vício pode ficar menor ao sentir-se apoiado por outras pessoas. Por isso, se houver condições de montar um grupo de apoio, as chances de sucesso são bem maiores.
Ainda que o volume de fumantes seja pequeno, pode ser uma boa ideia envolver funcionários que não tenham o vício para ajudar a controlar e buscar cumprir metas que, com o tempo, ajudem o fumante a abandonar o cigarro.
Pode ser interessante até mesmo fazer um tipo de competição, com alguma recompensa simbólica (não necessariamente financeira), de forma a manter todos atentos na redução gradativa do fumo até o seu completo encerramento.
Elimine o fumódromo
Antigamente, o volume de viciados em tabaco era bem maior e a ideia do fumódromo era ter um espaço reservado para que a fumaça não incomodasse os demais colegas e até clientes da empresa.
Atualmente, a ideia do fumódromo é bastante questionada, já que, de certa forma, a empresa está sendo conivente com o vício. Além disso, não tendo um espaço próprio para fumar, o trabalhador ficará mais restrito e, ainda que não pare completamente, tenderá a diminuir suas pausas diárias.
Alguns profissionais da saúde acreditam que as pessoas tendem a fumar mais no trabalho do que fora dele. Seja para relaxar, quebrar o ritmo ou qualquer outro motivo, quanto mais facilidade os fumantes encontrarem, menor será a taxa de redução do hábito.
Ainda que seja uma decisão pessoal, o tabagismo é uma prática que afeta todos ao seu redor. Se você busca mais rendimento dos seus funcionários ao mesmo tempo em que se preocupa com eles, deve tentar melhorar a saúde no trabalho adotando medidas que realmente consigam ajudar a acabar de vez com este vício.
Se você tem amigos ou colegas que estejam procurando por ideias de como também tratar deste assunto em suas empresas, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais. Vamos ajudar todos que estiverem ao alcance a ter uma vida mais saudável e um negócio mais produtivo.