Saiba a importância dos indicadores de qualidade para seu negócio
Contar com indicadores de qualidade para lojas de ferragem é uma grande vantagem. Dessa maneira, é possível identificar problemas precocemente, agir corretivamente e garantir que ótimos resultados sejam atingidos.
Esses indicadores podem estar relacionados a diversos fatores, como o número de retrabalho ou a satisfação dos clientes finais. Então, é preciso entender mais do assunto, suas vantagens e como aplicar na prática. Continue a leitura!
O que são indicadores de qualidade?
Grosso modo, indicadores funcionam como uma bússola dentro da loja, apontando o que está indo bem e o que precisa de atenção. Eles também são chamados de KPIs, um acrônimo de Key Performance Indicators (indicadores-chave de desempenho).
Os indicadores podem estar ligados a diversas áreas da empesa, como a gestão de pessoas ou a logística. Na área de qualidade, no entanto, buscam identificar o nível de eficiência, eficácia e efetividade das operações.
A escolha dos melhores indicadores de qualidade varia de acordo com o objetivo da empresa. Por exemplo, se o intuito é reduzir erros no expediente, todos os indicadores devem estar relacionados a esse fator e oferecer uma visão sistêmica ao gestor.
Qual a importância dos indicadores de qualidade?
Segundo pesquisa do SEBRAE, de cada dez empresas que morrem nos quatro primeiros anos, seis padecem da falta de indicadores-chave de desempenho. O número é alarmante e representa os riscos de “navegar” sem uma bússola.
Dentre as principais vantagens de acompanhar os indicadores, é possível destacar:
- ajuda a acompanhar o desempenho de fatores críticos na loja;
- contribui para identificar e eliminar erros recorrentes;
- apresenta uma base sistêmica para decidir e agir estrategicamente;
- elimina custos relacionados ao retrabalho, aos erros e aos problemas;
- auxilia na formulação de metas e objetivos no modelo SMART.
Essas são algumas das vantagens, mas existem outras. Os indicadores de qualidade oferecem uma visão clara da empresa, da equipe e dos processos, permitindo que melhorias pontuais sejam feitas e que amplos benefícios sejam atingidos.
Em geral, os indicadores de qualidade tornam a gestão mais eficiente, garantindo que os profissionais sejam guiados rumo às metas e à melhoria contínua. Assim, todas as lojas de ferragem — nos diversos níveis e áreas — podem ser beneficiadas.
Quais os principais indicadores de qualidade?
São muitos os indicadores de qualidade. Eles mensuram a eficiência diária, a perda de produção, o custo por produto, a qualidade do trabalho e assim por diante. É preciso selecionar um conjunto de indicadores alinhados aos objetivos genéricos da empresa.
Dentre os principais, é possível destacar:
- nível de satisfação dos clientes finais;
- número de reclamações recebidas;
- índice de retrabalho (correções geradas por problemas de produção);
- número de quebras, avarias e perdas;
- absenteísmo (faltas e atrasos dos funcionários).
A frequência com a qual esses indicadores serão levantados pode variar de acordo com a necessidade de cada loja. É importante compartilhar os KPIs levantados com o time, estabelecer metas de melhoria e buscar pelo progresso contínuo.
Como é possível observar, é de suma importância acompanhar os indicadores de qualidade nas lojas de ferragem. Assim, será possível ter uma visão sistêmica, decidir estrategicamente, acompanhar fatores críticos e eliminar diversos erros.
Agora que está por dentro do tema, aproveite para nos seguir no Facebook e no LinkedIn. Vamos lá!