O uso de metais na construção civil é uma prática comum há muitos anos. Desde os tempos antigos, eles são empregados em várias aplicações, como suportes estruturais, coberturas, revestimentos, acabamentos, entre outras.
Com o passar do tempo, a tecnologia evoluiu e a fabricação se tornou mais eficiente e econômica, permitindo serem usados em uma variedade ainda maior de projetos. Por isso, não é incomum ver inúmeras edificações metálicas por aí.
Para provar a sua eficiência, preparamos este artigo sobre a importância desse material, quais são os tipos, onde pode ser adotado e as vantagens para aqueles que o escolhem. Saiba mais, a seguir!
Qual a importância dos metais na construção civil?
O que torna esse tipo de material importante são justamente as propriedades dos metais na construção civil. Elas são divididas em mecânicas e físicas. Alguns exemplos são alta resistência à tração, compressão e flexão, durabilidade, ductilidade, maleabilidade, entre outras.
Os metais são amplamente utilizados em diversas etapas da construção, desde a estrutura até os acabamentos. Isso porque têm o poder de suportar cargas elevadas e oferecem grande resistência.
Por esse motivo, são empregados em vigas, pilares, telhados, escadas, pontes, entre outros lugares que exigem essas particularidades. Também são utilizados na confecção de esquadrias, como janelas, portas e portões, proporcionando alta firmeza e segurança.
Tudo isso graças às suas propriedades únicas e à facilidade de manutenção e reparo, o que garante maior durabilidade e vida útil às edificações.
Quais metais são usados na construção civil?
Em uma construção civil, existem diversos materiais usados, incluindo os feitos com metais puros ou modificados. Entre eles, listamos os principais, a seguir, para você conhecê-los e entender como são indispensáveis em alguns projetos.
Aço
O aço na construção civil é uma das alternativas mais utilizadas no setor, devido à sua alta resistência, durabilidade e facilidade de conformação. Por ser mais sofisticado, é uma excelente opção ao ferro, sendo utilizado em vigas, colunas, treliças, chapas, vergalhões, arames e em tudo que exija personalização, com maior precisão.
Aço inox
O inox é feito a partir de aço, níquel e de cromo. Ele agrega valor às edificações, traz alta durabilidade e versatilidade, além de exigir baixa manutenção. É ideal para diversas aplicações como guarda-corpos, corrimãos, decoração de interiores, revestimentos, pias etc.
Alumínio
Por ser leve, resistente e durável, é frequentemente usado em sistemas de cobertura, fachadas de edifícios, janelas e portas. O alumínio é valorizado por sua capacidade de resistir à corrosão e pode ser pintado em uma variedade de cores. Por isso, é adotado desde em elementos decorativos até estruturas de sustentação.
Cobre
As suas características envolvem a dureza, capacidade antibactericida e resistência à corrosão, sendo usado em tubos de água, calhas e sistemas de revestimento. Pode conduzir eletricidade e é muito usado em fios elétricos e sistemas de aterramento, água potável, gás combustível, aquecimento e refrigeração.
Ferro fundido
É um metal duro e resistente, bastante usado em sistemas de drenagem, como tampas de bueiros e grelhas. Além disso, é conhecido por aguentar a compressão e grandes cargas. Por isso, está presente em grades, portões, escadas, corrimãos e mobiliário urbano.
Zinco
O zinco, também chamado de aço galvanizado, é aplicado em sistemas de revestimento, como telhados e paredes. Também é famoso em obras por sua capacidade de resistir à exposição ao clima. Sendo assim, é muito usado em ambientes marinhos.
Esses são apenas alguns exemplos dos metais mais comuns utilizados na construção civil. Dependendo da aplicação específica, alternativas como titânio, níquel e magnésio também podem ser usadas.
Quais as vantagens de utilizar metais na construção civil?
Notou alguma semelhança entre todos os metais? Eles têm características próximas que os tornam valorizados para a construção civil. São, portanto, ideais para uma ampla gama de aplicações em estruturas, trazendo vantagens aos projetos. Entre os benefícios, separamos os principais, a seguir.
Resistência
Os metais são conhecidos por sua alta resistência e durabilidade. Assim, estruturas de metal conseguem suportar grandes pesos e pressões, resistindo também a terremotos, ventos fortes e outras condições climáticas extremas.
Flexibilidade
Por serem facilmente conformáveis, significa que podem ser moldados de maneira diversificada, adaptando-se a diferentes aplicações, em especial, para formas complexas. Sendo assim, podem ser personalizados para atender às necessidades específicas dos projetos.
Leveza
Alguns metais são leves em comparação a outros materiais de construção, o que os torna ideais para usos que requeiram um baixo peso. Assim, essa leveza pode reduzir o peso total da estrutura, levando à redução de custos.
Durabilidade
A maioria das opções é altamente resistente à corrosão e pode suportar condições ambientais adversas por muitos anos. Sem mencionar a possibilidade de serem revestidas com outros materiais, como tinta ou revestimentos cerâmicos, o que aumenta ainda mais sua durabilidade.
Sustentabilidade
Já ouviu falar que os metais são recicláveis? Eles podem ser reutilizados indefinidamente, o que os torna uma escolha sustentável para a construção civil. Desse modo, reduz-se a quantidade de resíduos produzidos e a energia necessária para produzir novos materiais.
Velocidade de construção
A utilização desses componentes, principalmente o ferro e aço para construção civil, permite a fabricação em indústria, tornando a instalação mais rápida do que na criação de peças in loco. Graças a isso, diminui-se o tempo de construção — basta apenas procurar os fornecedores certos.
Redução de custos
Embora inicialmente possam custar mais em comparação a outros materiais de construção, os metais tendem a ser uma opção econômica a longo prazo, devido à sua durabilidade e resistência. Assim, há redução de custos em manutenção e reparo.
As vantagens do uso de metais na construção civil são numerosas e tornam esse material uma escolha popular para uma variedade de aplicações. Em especial, busque o melhor fornecedor, que possa garantir a qualidade de todos os pontos vistos ao longo do texto. Agora, você já sabe em que tipo de trabalho adotá-lo e qual a melhor opção para o seu projeto.
Leia outros conteúdos do blog sobre materiais para a sua construção civil. E, se curtiu, compartilhe este artigo nas redes sociais para todos saberem sobre os benefícios dos metais!