Green building

Green building: o que é e relação com sustentabilidade

A construção civil é uma área em constante evolução, adaptando-se às necessidades das pessoas, do mercado e do próprio ambiente. Uma questão cada vez mais importante nesse ramo é a sustentabilidade das edificações. Diante disso, uma tendência vem ganhando bastante força em muitos projetos: a construção dos green buildings.

A expectativa é de que mais e mais construções sigam esse modelo nos próximos anos, mesmo que parcialmente. Considerando o grande impacto que alguns imóveis podem ter na natureza e no consumo de recursos, é fundamental criar projetos que sejam mais amigáveis ao meio ambiente e promovam a sustentabilidade.

Acompanhe e entenda melhor o que é green building, suas vantagens e sua importância para a sustentabilidade na construção civil.

O que é green building?

Grandes edifícios costumam ter alto impacto ambiental, tanto em sua construção quanto manutenção e uso diário. Prédios comerciais, em particular, tendem a ter o efeito mais notável. Sendo assim, é fundamental encontrar formas de tornar essas edificações mais ecológicas.

O green building, também chamado de construção verde, surge como uma dessas alternativas. Esse é o nome dado a projetos de construção civil pensados para causar o mínimo de impacto ao meio ambiente em todas as suas etapas, desde a construção verde até o fim de seu uso.

Novos edifícios estão em constante construção, consumindo mais recursos a curto e longo prazo. O uso de práticas mais sustentáveis é indispensável para a manutenção desses imóveis e alcance do equilíbrio no uso de recursos naturais.

Muitos desses edifícios têm uma fachada ou cobertura repletas de plantas ou musgo. Isso não é obrigatório, mas essas plantas também podem ser usadas como parte de um sistema para aproveitar água, refletir a luz solar, limpar o ar, etc.

Quando um edifício pode ser caracterizado como um green building?

Para determinar se um edifício se classifica com uma certificação green building, ele deve obter um Selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), emitido pela GBCI (Green Building Council Inc.). Essa instituição avalia o projeto com base em uma série de critérios de sustentabilidade, criando uma nota que vai de 0 a 110 pontos.

Para que o edifício receba o selo, ele precisa obter, ao menos, 40 pontos nessa escala. A avaliação leva em conta vários aspectos do projeto, desde o uso de materiais sustentáveis em sua construção até utilização eficiente de recursos no dia a dia. Como a reciclagem do aço é eficiente e de baixo impacto ambiental, por exemplo, é um material bastante favorecido em projetos sustentáveis.

Quais os benefícios dos green building?

Projetar um green building é um pouco diferente de um projeto tradicional. Ele exige algumas modificações e maior investimento inicial, mas traz um retorno bem maior a longo prazo.

Confira, aqui, algumas das principais vantagens dos green buildings na construção civil hoje.

Edifício mais sustentável

Como mencionamos, o principal objetivo é garantir que o projeto final seja o mais sustentável possível. Para esclarecer, algo é considerado “sustentável” quando pode ser mantido indefinidamente, sem risco de o ciclo se interromper. A ideia é utilizar recursos renováveis, criando esse ciclo contínuo. Qualquer recurso consumido ou descartado pode ser retornado à natureza posteriormente.

Isso leva em conta todo o tempo de vida do edifício. Na construção, devem ser usados métodos e materiais de construção civil com menor impacto ambiental. No dia a dia, o edifício também deve minimizar possíveis danos à natureza. E quando for abandonado, reformado ou demolido, também deve ser possível reaproveitar esses recursos.

Menor custo com água e energia

Os principias custos no dia a dia de um edifício, principalmente um comercial, são a água e energia elétrica. Ambos são recursos necessários para seu funcionamento, mas também podem ter alto impacto no meio ambiente. Mesmo que sejam recursos renováveis, é importante tomar cuidado com seu uso, pois são necessários em várias outras áreas da sociedade.

Sendo assim, é fundamental que um projeto de construção civil também leve em conta o aproveitamento desses meios. No green building, é usada uma série de técnicas e tecnologias para minimizar o consumo de água e energia no dia a dia. Além de ser mais amigável ao meio ambiente, isso torna o edifício mais econômico a longo prazo.

Contribui com um ambiente mais confortável

Muitas das medidas que deixam um edifício sustentável também ajudam a torná-lo mais confortável para seus moradores ou usuários. Por exemplo, é comum que esses prédios tenham um sistema de climatização mais elaborado, com filtros nas janelas para minimizar a entrada de radiação solar. Isso reduz naturalmente a temperatura interna e minimiza a necessidade de manter o ar-condicionado ligado.

Se o prédio incorpora algum verde natural em sua estrutura, ele também auxilia na purificação do ar. Algo muito importante para manter a saúde e bem-estar de todos em seu interior e ao redor. Basta que essas plantas sejam bem cuidadas durante todo o tempo de vida do edifício.

Visual inovador e atrativo

Outra vantagem que muitos green buildings apresentam é em seu visual. A fachada repleta de plantas é um bom exemplo, destacando o imóvel facilmente dentro do espaço urbano, contrastando com o concreto, aço e vidro usado na estrutura. Só isso já é suficiente para tornar o projeto mais atrativo para diversos compradores.

É verdade que nem todos incorporam plantas em sua fachada, mas isso não significa que seu design é prejudicado. Ainda assim, é possível incluir outros aspectos, como os painéis solares, janelas refletivas, entre outros.

Diferencial de valorização do imóvel

Outra questão importante a ser considerada na elaboração do projeto é como essas técnicas afetam o valor do produto final. Para investidores e contratantes, esse é um tópico de grande peso.

O green building pode ser muito útil para aumentar o valor do imóvel após sua entrega. Considerando que o investimento inicial leva à redução dos seus custos a longo prazo, especialmente em água e luz, não é surpresa que o projeto se valorize com o tempo.

Agora você sabe o que é construção verde e conhece melhor o green building e a importância dessas práticas para a sustentabilidade do espaço urbano. No futuro, a tendência é de que mais projetos sigam esse formato e continuem inovando em cima dele.

Gostou do nosso artigo? Então, leia mais no blog e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!