Gestão de fornecedores: qual a importância e como fazer?
A gestão de fornecedores é essencial para uma empresa, já que isso está ligado diretamente ao sucesso do produto final e à satisfação dos clientes. Esse relacionamento deve ser embasado no cumprimento de prazos e compromissos e muitos outros fatores.
Para garantir que tudo ocorra conforme o esperado, é preciso aprender a lidar com imprevistos e considerar sempre o planejamento estratégico. Por isso, ter uma boa gestão envolve escolher critérios para avaliar os fornecedores, por exemplo.
Então, quer saber mais sobre a importância da gestão de fornecedores e como colocar isso em prática da melhor forma? Continue a leitura e descubra!
O que é gestão de fornecedores?
Consiste no gerenciamento da cadeia de suprimentos, processo que inclui seleção, análise, monitoramento, definição dos tipos de fornecedores etc. Tudo isso é fundamental para que o negócio tenha bons resultados com as decisões.
Por que realizar uma gestão de fornecedores?
Mesmo sendo fundamental para o negócio, a gestão de fornecedores já foi e ainda é tratada por muitos como uma atividade de segundo plano.
Felizmente, assim como os benefícios de investir em marketing online, cada vez mais corporações percebem que o cenário atual é diferente. Logo, a gestão de fornecedores se torna uma ação estratégica essencial.
Afinal, garantir um fornecimento adequado da matéria-prima e outras demandas dos clientes reduz e\ou elimina as falhas para oferecer mais qualidade e satisfação ao consumidor.
Por exemplo, com uma boa gestão, você evita que os itens mais populares faltem no estoque, o que pode frustrar o consumidor e levá-lo para a concorrência. Do mesmo modo, ela previne que produtos com menor demanda fiquem encalhados.
Além disso, uma gestão de fornecedores pode conquistar melhores prazos e preços e reduzir custos desnecessários, que só afastam a empresa da corrida competitiva. Assim, também é possível criar metas mais ousadas para o avanço da corporação.
Quais são as boas práticas de gestão de fornecedores?
Conforme mencionado, manter uma boa relação com os fornecedores é muito importante. Assim, acompanhe algumas dicas para colocá-la em prática!
Tenha uma visão geral das metas e objetivos da empresa
É a partir de informações precisas sobre os objetivos da companhia que se pode estabelecer um planejamento na gestão de fornecedores, criando metas passíveis de serem alcançadas. Isso porque o contato com os fornecedores tem relação direta com o setor de compras e o de finanças, além de outras áreas.
Logo, analise o tipo de produto ou serviço oferecido, o mercado em que atua, as necessidades dos clientes, os recursos disponíveis e a concorrência. A partir desses dados, relacione com os dados obtidos em cada setor empresarial.
Por exemplo, imagine que a área de finanças sinaliza que a meta da corporação precisa ser a redução de custos. Então, a gestão de fornecedores deve focar em negociar preços mais baixos e melhores termos de pagamento.
Além disso, o setor de vendas da empresa não conseguiu resultados otimistas, sinalizando que as metas precisam envolver a satisfação do público. Nesse caso, a gestão deve focar na garantia de que os fornecedores entregaram produtos e serviços alinhados às expectativas dos clientes.
Organize os processos internos
Garantir que todos os setores empresariais tenham processos organizados é fundamental para ajudar na conquista de metas e objetivos. Isso inclui desde a seleção de novos membros da equipe até as matérias-primas ou serviços a serem adquiridos.
Assim, fica mais fácil identificar pontos de melhorias e fazer uma gestão de fornecedores adequada. Por exemplo, no setor de finanças, é preciso organizar os processos para elevar a precisão e a confiabilidade nas informações geradas.
Isso afeta diretamente a gestão de fornecedores, já que a relação é baseada em uma troca financeira. Do mesmo modo, tenha processos claros para recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de funcionários para organizar o setor de Recursos Humanos.
Essa prática é importante porque o RH pode auxiliar na seleção de fornecedores, treinamentos, avaliação de desempenho e gerenciamento de crises. Além disso, outros segmentos corporativos, como marketing e vendas, podem auxiliar nessa organização interna.
Saiba avaliar os fornecedores
Existem alguns critérios de avaliação — o que varia conforme cada corporação — que podem ser seguidos para analisar a eficiência dos seus fornecedores. Vejamos alguns exemplos, a seguir.
Atendimento
O ideal é que seus fornecedores sejam flexíveis ao negociar formas de pagamentos, quantidade de produtos adquiridos e termos de especificações.
Agilidade na entrega
Atrasos a ponto de deixar estoques em falta leva a perdas de oportunidades de venda. Então, certifique-se de que, se ocorrerem atrasos, eles não sejam recorrentes.
Experiência no mercado
Pesquise sobre o histórico dos fornecedores no mercado e referências de outras empresas junto a eles.
Desenvolva um bom relacionamento com os fornecedores
O relacionamento com os fornecedores deve ser baseado em benefícios recíprocos, o chamado ‘’ganha-ganha’’. Dessa maneira, fica mais fácil garantir o cumprimento de acordos e a continuidade da parceria.
A boa relação é importante porque a empresa tem contato frequente com eles, já que são os responsáveis por fornecer matéria-prima e possibilitar o andamento do negócio. Então, quanto melhor o relacionamento, maiores as chances de preços competitivos, prazos de entrega menores e flexibilidade em caso de imprevistos.
Para alcançar esses objetivos, você pode, por exemplo, oferecer feedbacks construtivos, como elogiá-los genuinamente ao fazerem um bom trabalho. Ainda, é válido fornecer sugestões, se houver oportunidade, sinalizando que os fornecedores podem crescer com a parceria entre vocês.
Outra recomendação é estabelecer objetivos claros, que serão conquistados com apoio dos fornecedores, e compartilhar essas informações com eles. Assim, eles podem se unir à causa para ajudar a empresa a alcançar as metas, tornando-se um case de sucesso. Além disso, comunique quais os seus planos, para que os fornecedores se organizem.
Ajuste a comunicação com os fornecedores
Acima de tudo, uma gestão de fornecedores eficiente não pode deixar de manter uma comunicação efetiva. A partir disso, a resolução das demais eventualidades se tornam fáceis e a negociação flexível.
Afinal, os parceiros são essenciais para garantir que as expectativas corporativas sejam alcançadas com eficiência e no prazo certo. Por exemplo, a meta é elevar os lucros em 10% nos próximos 10 meses? Seja claro e preciso para avaliar se é possível ou se é melhor reformular os planos.
Outra recomendação é registrar a comunicação com os fornecedores, incluindo datas, envolvidos, conteúdo, horas etc. Isso é importante como prova, caso aconteça algum problema futuro, e para analisar o que pode ter falhado na comunicação para não se repetir o erro.
Como encontrar bons fornecedores para seu negócio?
Você agora já sabe como fazer uma gestão eficiente de fornecedores para ter uma melhor relação com eles. Então, o passo seguinte é descobrir como encontrar os melhores. Acompanhe!
Pesquise na internet
Uma vantagem desse tipo de pesquisa é facilitar a busca por feedbacks positivos ou negativos da clientela, fator decisivo para entender a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
Por exemplo, você pode buscar o nome dos fornecedores no portal Reclame Aqui para acompanhar possíveis queixas dos clientes e como os abastecedores responderam às críticas. Observe se os consumidores ficaram sem resposta e se as avaliações mostram que voltariam a fazer negociações.
Veja as escolhas de outras empresas da área ou setor
É possível ter essa informação ao solicitar a recomendação de outras empresas semelhantes à sua. Assim, além do contato, você ganha um feedback mais elaborado para avaliar se o fornecedor é de qualidade e confiável.
Muitas vezes, é possível conseguir essas informações até com os concorrentes. Para isso, a recomendação é não questionar preços e condições específicas de negociação, informação sensível para eles e para os fornecedores.
Participe de eventos do seu segmento
Eventos on-line ou presenciais relacionados ao seu negócio são benéficos para construir networking, seja com empresas do mesmo segmento, seja com fornecedores. Logo, é mais fácil desenvolver parcerias. Assim, fique de olho em feiras, workshops, cursos, palestras, feiras e exposições comerciais.
Faça testes e avaliações
Você pode propor uma avaliação com os fornecedores cogitados antes de fechar negócios. Essa é uma oportunidade para analisar a qualidade dos produtos, como eles se adaptam a imprevistos, adequação aos prazos etc. Desse modo, fica mais fácil escolher qual o mais alinhado com as suas necessidades e expectativas.
Peça referências de clientes
Outra recomendação antes de fechar negócios é pedir referências de clientes aos fornecedores. Então, é possível entrar em contato para analisar o nível de satisfação com os produtos e os serviços oferecidos, além de outros comentários que desejem fazer.
Afinal, lembra quando falamos que os fornecedores podem se empenhar para ajudar os clientes a baterem as metas, caso eles fiquem por dentro delas? Questionar se os demais consumidores passaram por isso é importante para entender o nível de comprometimento dos fornecedores.
Tenha uma lista de critérios
Pense no que você considera indispensável em um fornecedor, como preço, qualidade, cumprimento dos prazos etc. Esses critérios ajudam a filtrar e a escolher o mais adequado para os interesses e as necessidades da empresa.
Como visto, a gestão de fornecedores envolve uma série de variáveis. Por mais desafiante que seja colocar todas essas dicas em prática, os bons resultados alcançados fazem valer a pena. Inclusive, o Grupo Aço Cearense tem 40 anos no mercado siderúrgico e 16 mil clientes ativos, sendo uma opção atrativa para você avaliar e pedir referências.
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