Gestão de compras: 5 dicas para fazer corretamente

Os fornecedores de uma empresa influenciam diretamente na sua obtenção de resultados. Por isso, é necessário fazer uma gestão de compras eficiente, que leve em consideração diversos fatores e não apenas o valor de um produto ou serviço.

No post de hoje, vamos explicar o que é o conceito de gestão de compras e mostrar 5 dicas para que você a realize com eficiência em seu negócio. Continue sua leitura e confira!

Entenda o que é a gestão de compras

A gestão de compras é, em termos gerais, uma disciplina da administração empresarial responsável pela aquisição das matérias primas e dos insumos necessários para o funcionamento de um empreendimento.

Esse setor é fundamental em qualquer tipo de empresa: graças ao seus serviços, é possível controlar e administrar o aproveitamento de seus recursos financeiros e materiais.

Para realizar uma gestão de compras eficiente, um empresário deve seguir as seguintes dicas:

1. Criar um diagnóstico

Antes de tomar qualquer atitude, analise a situação em que sua empresa se encontra: avalie seu estoque e sua a demanda de consumo, identifique os perfis de compras de cada um de seus clientes e encontre os melhores fornecedores disponíveis no mercado.

Com essas informações em mãos, reúna seus colaboradores e faça com que todos entendam a situação de sua gestão. Além disso, deixe bem claro que todos são importantes e necessários para a obtenção de bons resultados em sua empresa.

2. Fazer um plano de ações

Agora que você já conhece a realidade em que sua empresa está inserida, faça um plano de ações para planejar cada passo que será dado em sua gestão de compras.

Crie metas e estipule prazos para nortear o trabalho de seus colaboradores. Não se esqueça que um plano de ações não é um documento engessado que não possa sofrer alterações com o passar do tempo.

Sabia que imprevistos podem acontecer, fornecedores podem atrasar entregas e você precisa saber lidar com essas situações da melhor maneira possível.

Não pense duas vezes: quando algo desfavorável acontecer à sua empresa, altere seu plano de ações e busque melhorar o desempenho do seu setor de compras.

3. Utilizar o benchmarking

O benchmarking é uma estratégia utilizada para aumentar a eficiência de uma empresa por meio de uma série de análises que levam em consideração as ações que outros empreendimentos tomam em relação à alguma problema ou produto.

Ao utilizá-la, um empresário compara preços, produtos, práticas empresariais, metodologias e serviços que seus concorrentes utilizam em suas estruturas empresariais. Porém, o benchmarking vai além de apenas comparar: ele exige que esse profissional adeque tais ideias à realidade de seu negócio.

Dessa forma, é necessário analisar a gestão de compras que outras empresas adotam, para extrair seus pontos positivos e inseri-los em seu empreendimento de forma aprimorada.

4. Acompanhe as cotações

Toda negociação pesquisada ou concretizada deve ser documentada pelo gestão de compras de uma empresa que quer se diferenciar no mercado consumidor.

A instabilidade da economia atualmente pode fazer com que, em um pequeno intervalo de tempo, as cotações de um mesmo produto possam variar expressivamente.

Para evitar essa situação, acompanhe e registre todas as cotações de seus fornecedores e sempre esteja preparado para encontrar preços e propostas que atendam às necessidades de sua empresa.

5. Treine seus colaboradores

Os colaboradores de uma empresa são essenciais em todos os setores em que atuam, e em uma gestão de compras não poderia ser diferente.

Um bom empresário prepara sua equipe para poder enfrentar os problemas do seu dia a dia de trabalho, aplicando as estratégias previamente estabelecidas em seu plano de ações.

Deixe bem claro que todos são importantes em sua hierarquia empresarial e que o sucesso de sua empresa depende de um bom desempenho de todos.

Promova treinamentos e dialogue com seus colaboradores para encontrar fatores a serem melhorados em sua gestão de compras. Nunca se acomode e sempre busque aprimorar-se.

E você, já coloca em prática essas dicas para fazer uma gestão de compras eficiente? Conhece mais alguma prática que não citamos aqui? Conte pra gente nos comentários!