Entenda como definir critérios para a promoção de funcionários

Entenda como definir critérios para a promoção de funcionários

A promoção de funcionários oferece uma série de benefícios à empresa, como o aumento do engajamento, a retenção de profissionais talentosos e o desenvolvimento de líderes sintonizados com os valores do empreendimento. Porém, é preciso ter critérios sólidos para promover alguém.

Critérios como proximidade com a liderança ou o grau de parentesco não são boas opções. Promover a ascensão de um profissional com base nesses critérios pode desestimular o time, fomentar conversas paralelas e conflitos, além de reduzir a qualidade do clima de trabalho.

Nos próximos tópicos, vamos destacar os principais critérios para promoção de funcionários e como eles podem ser usados na sua empresa. Continue a leitura!

Entrega dos resultados esperados

O critério mais utilizado é a entrega de resultados. A questão é muito simples: quanto o profissional tem contribuído para a performance do seu setor e da empresa? Os melhores colaboradores costumam entregar resultados acima da média. Logo, se destacam.

Há muitas maneiras de monitorar o nível de entrega do profissional. Por exemplo, ao mensurar seus indicadores de desempenho ou avaliar as metas que atingiu nos últimos meses. Se o profissional não está gerando resultados, fica difícil recompensá-lo com uma promoção.

Alinhamento com os valores da empresa

Alguns profissionais são extremamente inteligentes e cheios de energia, por isso, produzem acima da média. Mas isso é insuficiente. É preciso considerar outro fator: o alinhamento com os valores da empresa. Se não há alinhamento, a promoção pode ser uma péssima escolha.

Nesse sentido, sempre busque um valor importante: a integridade. Colaboradores desonestos, ainda que produtivos, geralmente são um problema enorme. Eles reduzem o senso de equipe, induzem seus colegas de maneira negativa e, até mesmo, prejudicam a organização intencionalmente.

Aptidão para o próximo nível

Alguns profissionais são ótimos nas suas atuais funções, entregam resultados e estão sempre alinhados aos valores da empresa. Mas, quando promovidos, vão de mal a pior. Há muitas explicações para isso, como a falta de competência ou o deslumbramento com o poder.

Por esse motivo, é crucial pensar na aptidão. Se um operário será promovido para o cargo de supervisor, por exemplo, ele precisa contar com habilidades básicas de liderança. Se você promover alguém não apto, é provável que perca o talento e tenha que refazer o trabalho.

Vontade de crescer na empresa

Por fim, também é preciso considerar algo comumente esquecido: o interesse do profissional. Alguns empregados estão satisfeitos com suas atuais rotinas e não consideram necessário um cargo diferente ou um salário maior. Nesse caso, o status quo deve ser preservado.

Porém, outros colaboradores nutrem uma forte ânsia por crescer. Eles desejam ocupar cargos mais elevados e sentar à mesa com a diretoria. Há muitas formas de saber se o talento quer ou não crescer dentro da empresa, o modo mais fácil é convidá-lo para uma conversa franca.

Enfim, esses quatro critérios devem nortear a promoção de funcionários. É preciso avaliar o nível de entrega, o alinhamento com os valores da empresa, a aptidão para o próximo nível e a vontade de crescer do próprio colaborador. Assim, você poderá fazer a melhor escolha.

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