Conheça 5 perfis de clientes e saiba como lidar com eles!
Nos dias de hoje, todos os bons vendedores e donos de lojas sabem que ter um produto de qualidade não basta para garantir boas vendas no seu negócio. É preciso investir em diferentes estratégias de marketing e comunicação, a fim de atrair novos clientes e garantir a sua satisfação.
Um dos principais pontos diz respeito à relação direta entre os envolvidos. É preciso que o vendedor seja capaz de identificar os diferentes perfis de clientes para, então, agir de acordo com as características de cada um. Essa estratégia torna o atendimento mais eficaz e aumenta as chances de venda.
Para ajudar você nessa tarefa, elaboramos o texto a seguir com exemplos de alguns tipos de clientes e como lidar com eles. Acompanhe!
1. Cliente indeciso
O cliente indeciso é aquele que chega à loja sabendo que quer comprar algo, mas que não sabe muito bem o quê exatamente. É comum que ele peça para ver dezenas de produtos, mudando de ideia a cada novo item que o vendedor traz.
Algumas dicas para atender bem esse cliente e não perder a venda são:
- tente não mostrar opções demais, o que poderia apenas deixá-lo mais confuso;
- seja simpático e questione a respeito de suas preferências e necessidades, a fim de entender melhor o que ele procura;
- quando perceber que o cliente está próximo de tomar uma decisão, introduza uma técnica de fechamento (forma de pagamento, por exemplo) para ajudá-lo a finalizar.
2. Cliente comunicativo
O cliente comunicativo é aquele que entra na loja puxando papo com os vendedores e contando histórias. Muitas vezes, a principal intenção desse cliente é a de estabelecer um contato social e, talvez, fechar uma compra. Por isso, preste atenção quando esse tipo de cliente aparecer e siga essas dicas:
- lembre-se de que o bom humor desse cliente não significa que ele vai fechar a compra;
- ouça-o com atenção, mas fique alerta para introduzir as intenções de compra durante a conversa;
- descubra se ele quer apenas saber sobre preços ou se realmente pretender realizar uma compra.
3. Cliente exigente
O cliente exigente é, muitas vezes, um dos perfis mais temidos pelos vendedores. Ele é o que espera sempre receber o melhor atendimento possível e só quer comprar os melhores produtos das melhores marcas, o que o torna difícil de agradar. Além disso, ele sabe identificar muito bem a diferença entre produtos de baixa, média e alta qualidade.
Nesse caso, o vendedor deve estar por dentro das novidades e apresentar os melhores produtos, destacando os pontos fortes que o diferenciam de outros no mercado.
4. Cliente negociador
O cliente negociador também é conhecido como cliente “pidão” ou “caça-descontos”. É aquele que está sempre buscando uma promoção, amostra grátis ou alguma forma de ter uma vantagem extra com a compra. Normalmente, não é muito fiel a lojas ou marcas específicas e está sempre buscando o melhor custo-benefício.
As dicas para lidar com esse cliente são:
- esteja aberto a negociações, mas procure não ceder tão fácil para não gerar desconfiança;
- se não puder oferecer ou concordar com um desconto, mostre outros benefícios, como diversas formas de pagamentos ou brindes.
5. Cliente bem informado
O cliente bem informado é aquele que já pesquisou tudo sobre o produto que deseja comprar e sabe o valor justo por ele. Ele chega na loja explicando detalhadamente o produto que quer. É comum também que já tenha visitado outras lojas concorrentes para comparar.
A maior dica aqui é: o vendedor deve ser ainda mais bem informado que o cliente. Ele deve saber dar informações completas sobre o produto e tirar as dúvidas do cliente, para aumentar a sua confiança.
É fundamental que o vendedor saiba identificar os diferentes perfis de clientes para poder abordar todos eles de maneira eficaz. Essa atitude leva ao aumento da qualidade de atendimento e das chances de vendas. Por isso, esteja atento!
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