Gestão da crise é um conjunto de políticas e práticas para conter infortúnios com danos em potencial às pessoas e ao próprio empreendimento, proporcionando certa tranquilidade, mesmo diante das “turbulências”.
Mas o que pode gerar crise para uma empresa?
- Acidentes e eventos naturais;
- Desastres ambientais e de saúde;
- Panes tecnológicas;
- Forças econômicas e de mercado;
- Funcionários e parceiros trapaceiros.
Durante a crise causada pela pandemia da covid-19, por exemplo, quantas empresas precisaram se adaptar rapidamente para lidar com todos os impactos para o mercado e principalmente para o negócio?
Nesse período, muitos empresários precisaram fazer gestão de crise de forma rápida e até intuitiva, por isso, trouxemos aqui algumas dicas para te ajudar a enfrentar as próximas crises, se houverem, com mais segurança e tranqüilidade.
Como começar a fazer gestão de uma crise na empresa?
O ideal é que as empresas façam, rotineiramente, uma análise de possíveis fontes de crise para o seu negócio, considerando a probabilidade do evento e seu possível impacto.
Mas sabemos que essa não é uma realidade na maioria das empresas. Por isso, muitas vezes, a crise nos pega de surpresa e nessa hora o mais importante é ter agilidade, foco e transparência.
Trouxemos algumas dicas para te guiar nos primeiros momentos de uma crise:
- Agilidade é importante, mas também é preciso ter calma para evitar ações e pronunciamentos que podem acabar agravando a crise.
- Implante um Comitê de Crise composta por uma equipe multidisciplinar e preparada para lidar com situações de estresse e pressão, afinal, é este o time que estará na linha de frente contra a crise.
- Busque informações qualificadas e peça orientações de especialistas.
- Defina porta-vozes e canais de comunicação oficiais para divulgar as decisões tomadas pela empresa.
- Mantenha uma comunicação ativa e transparente.
- Não esqueça: é preciso também ficar atento às possíveis reverberações da crise nas redes sociais. Nessas mídias, a velocidade de reação é ainda mais crítica, o que requer um monitoramento mais próximo.
- Não tenha medo de inovar: em muitas crises, a inovação acaba se tornando muito mais uma necessidade de sobrevivência do negócio do que uma escolha. Fique atento e faça as adequações necessárias ao momento, alinhando criatividade e estratégia.