Gestão de crise: por onde começar?

Gestão da crise é um conjunto de políticas e práticas para conter infortúnios com danos em potencial às pessoas e ao próprio empreendimento, proporcionando certa tranquilidade, mesmo diante das “turbulências”.

Mas o que pode gerar crise para uma empresa?

  • Acidentes e eventos naturais;
  • Desastres ambientais e de saúde;
  • Panes tecnológicas;
  • Forças econômicas e de mercado;
  • Funcionários e parceiros trapaceiros.

Durante a crise causada pela pandemia da covid-19, por exemplo, quantas empresas precisaram se adaptar rapidamente para lidar com todos os impactos para o mercado e principalmente para o negócio?

Nesse período, muitos empresários precisaram fazer gestão de crise de forma rápida e até intuitiva, por isso, trouxemos aqui algumas dicas para te ajudar a enfrentar as próximas crises, se houverem, com mais segurança e tranqüilidade.

Como começar a fazer gestão de uma crise na empresa?

O ideal é que as empresas façam, rotineiramente, uma análise de possíveis fontes de crise para o seu negócio, considerando a probabilidade do evento e seu possível impacto.

Mas sabemos que essa não é uma realidade na maioria das empresas. Por isso, muitas vezes, a crise nos pega de surpresa e nessa hora o mais importante é ter agilidade, foco e transparência.

Trouxemos algumas dicas para te guiar nos primeiros momentos de uma crise:

  • Agilidade é importante, mas também é preciso ter calma para evitar ações e pronunciamentos que podem acabar agravando a crise.
  • Implante um Comitê de Crise composta por uma equipe multidisciplinar e preparada para lidar com situações de estresse e pressão, afinal, é este o time que estará na linha de frente contra a crise.
  • Busque informações qualificadas e peça orientações de especialistas.
  • Defina porta-vozes e canais de comunicação oficiais para divulgar as decisões tomadas pela empresa.
  • Mantenha uma comunicação ativa e transparente.
  • Não esqueça: é preciso também ficar atento às possíveis reverberações da crise nas redes sociais. Nessas mídias, a velocidade de reação é ainda mais crítica, o que requer um monitoramento mais próximo.
  • Não tenha medo de inovar: em muitas crises, a inovação acaba se tornando muito mais uma necessidade de sobrevivência do negócio do que uma escolha. Fique atento e faça as adequações necessárias ao momento, alinhando criatividade e estratégia.