5 coisas que você precisa saber sobre a transformação digital no varejo

5 coisas que você precisa saber sobre a transformação digital no varejo

Novas tecnologias aparecem a todo momento, e as empresas precisam se adaptar para continuar no mercado. Afinal, a simplicidade em pesquisar preços e disponibilidades pela internet trouxe vários desafios para o varejo, que se vê diante de exigências cada vez mais específicas dos clientes.

Assim, a palavra de ordem é transformação digital no varejo, o que obriga as lojas a simplificarem seus processos e inovar os modelos de negócios.

Quer saber mais? Então, continue lendo o post e veja como a transformação digital influencia no varejo. Boa leitura!

1. Impacto no atendimento ao cliente

Atualmente, o cenário do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) está mais desafiador. Afinal, o consumidor pode buscar por informações de produtos e entrar em contato utilizando vários canais (omnichannel).

As mídias sociais fazem parte do dia a dia da sociedade e representam uma forma de relacionamento de grande importância. Contudo, esse modelo de contato exige cuidados e adaptações, sempre observando possíveis atualizações para resolver problemas.

Os principais canais de atendimento ao cliente são:

  • chat e videochat — oferecem instruções sobre o produto;
  • chatbots — utilizam robôs no diálogo com as pessoas;
  • atendimento personalizado — oferece uma comunicação com o cliente de forma individual.

2. Integração de lojas físicas e virtuais

A integração das lojas física e virtual aumenta o sucesso do varejo. Isso porque o consumidor mudou, e é preciso ficar atento à possibilidade de ele efetuar a compra pela internet e optar pela retirada do produto no estabelecimento.

Por isso, é importante investir na implantação de uma loja online. Para quem já tem loja física, isso se torna mais fácil, pois:

  • a marca já está consolidada no mercado;
  • a empresa está legalizada e funcionando;
  • a cartela de clientes já está consolidada.

Para integrar a loja física com a virtual, é vital fazer uso de bons aplicativos como o Enterprise Resource Planning (ERP). Com a utilização desse sistema, é possível obter uma perspectiva de todo o negócio, tanto online como offline.

3. Competitividade no mercado varejista

Aplicativos customizados e comunicadores, dentre outras tecnologias, são importantes para se analisar o perfil do seu consumidor, além de garantir uma vantagem competitiva perante os varejistas.

No entanto, é preciso garantir que os dados obtidos por meio desses recursos digitais sejam utilizados de forma responsável, para que o cliente dê um voto de confiança para a sua empresa e disponibilize as informações que podem ajudar o seu estabelecimento. Dessa maneira, é mais fácil se sobressair e ficar à frente da concorrência.

4. Mobilidade no varejo

A mobilidade influencia cada vez mais o varejo nas lojas físicas, e o uso do celular tem grande participação nesse cenário. Hoje, a decisão de comprar ou não passa, primeiramente, pelos dispositivos móveis.

O cliente tende a pesquisar o produto na internet e realizar a compra na loja virtual. Quando vai a uma loja física, está bem informado sobre aquilo que deseja adquirir e o quanto quer pagar.

Essa conduta, mesmo que indiretamente, obriga as lojas físicas a se prepararem para oferecer uma boa experiência ao cliente.

5. Importância dos dados para tomar decisões

As empresas são desafiadas a amparar seus processos decisórios em dados e análises. Definições sobre preço, ofertas, estoque, compras e ampliações serão cada vez mais apoiados em informações.

Atualmente, é possível tomar decisões e atuar a partir de dados minuciosos, o que diminui definitivamente as chances de ter algum prejuízo.

Como vimos, a transformação digital no varejo é uma forte tendência que modifica seriamente os padrões de negócios e o relacionamento das empresas com os clientes. Por isso, é imperativo conduzir a evolução para aproveitar todos os benefícios que ela oferece, para que, assim, o seu negócio se destaque dos concorrentes.

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