3 problemas que o marketing digital ajuda a resolver no seu negócio
Muito se fala hoje em investir em redes sociais, aparecer na primeira página do Google, contratar influenciadores, anunciar na internet… Essas são algumas estratégias muito conhecidas de Marketing Digital.
Mas Marketing Digital vai muito além de ter um perfil nas redes sociais, como muitos pensam! Na verdade, Marketing Digital é um conjunto de estratégias executadas para promover marcas, produtos ou serviços através dos meios digitais.
Há algum tempo estamos acompanhando a importância de estar presente no meio digital. Com a pandemia da Covid-19, essa necessidade de digitalização se tornou ainda mais aparente.
Veja algumas das grandes vantagens de utilizar o marketing digital para negócios de pequeno e médio porte:
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Relacionamento
Possibilidade de interagir de forma mais próxima do público, coletando feedbacks e cultivando relacionamento;
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Acompanhar em tempo real os resultados dos investimentos em marketing
O ambiente digital possibilita esse acompanhamento rápido dos resultados de campanhas e investimentos. Com isso, é possível administrar melhor as verbas e fazer as mudanças necessárias para garantir o retorno esperado com as campanhas;
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Custo-benefício
Principalmente quando comparado ao marketing tradicional, o marketing digital possibilita custos mais atrativos e a possibilidade de alcançar o público-alvo de forma mais direcionada. Ou seja, é possível conseguir resultados atrativos sem precisar fazer investimentos exorbitantes;
Agora que vimos algumas vantagens do Marketing Digital para pequenos negócios, podemos conversar melhor sobre os 3 problemas que o Marketing Digital ajuda a resolver no seu negócio
1- Falta de acessos no seu site
Muitas empresas, principalmente as menores, se queixam da falta de acessos no site. Afinal, ao fazer um investimento considerável para sua construção, é natural ficar ansioso por estar nas primeiras páginas do Google e ter muitos acessos e interações no site.
Através de estratégias de Marketing Digital é possível atrair mais acessos para o site e garantir um melhor posicionamento nos mecanismos de busca. Veja algumas ideias que proporcionam resultados a médio e longo prazo:
- Crie conteúdo relevante, através de um blog corporativo, por exemplo, que irá ajudar a atrair mais visitantes para o site. Para isso, é fundamental conhecer bem quem é o seu público;
- Crie perfis nas redes sociais e gere conteúdo que leve o consumidor para o site;
- Invista em estratégias de SEO (Search Engine Optimization): trata-se de uma série de práticas e técnicas para ajudar que seu site esteja mais adequado para garantir um bom posicionamento do site nos mecanismos de busca (estar nas primeiras páginas do Google, por exemplo);
- Uma estratégia para alcançar mais acessos em seu site a curto prazo é investir em anúncios no Google.
2- Número de vendas inferior ao esperado
O Marketing Digital pode ajudar sim a aumentar as vendas, aumentando a sua visibilidade do seu negócio. Veja algumas dicas fáceis:
- Cadastre sua empresa no Google Maps;
- Faça uma página no Google Meu Negócio;
- Esteja preparado para atendimento virtual, seja através de uma ferramenta de Chat no seu site ou até mesmo pelo Whatsapp (é importante disponibilizar o link de atendimento direto pelo Whatsapp em suas redes sociais e até mesmo no site, caso não tenha Chat);
- Crie conteúdo relevante, divulgue com frequência as promoções e ofertas de sua loja e, se possível, crie ofertas exclusivas para os seguidores de suas redes sociais.
3- Pouca visibilidade nas redes sociais
As redes sociais são uma excelente alternativa para cultivar o relacionamento com os clientes. Para garantir um bom desempenho, um dos principais segredos é conhecer bem quem é o seu público para assim produzir conteúdo de qualidade de acordo com seus interesses.
- Além do conteúdo, é fundamental interagir com seus seguidores e proporcionar um bom atendimento: ou seja, responder sempre os comentários, se relacionar com outros perfis, ser cordial e atencioso;
- Aborde conteúdos diversos de interesse do seu público, não fale só de vendas e deu seus produtos.Teste diversos temas e avalie os resultados;
- Mantenha uma rotina constante de postagens. Procure entender os horários mais interessantes para postar e mantenha uma frequência de atualização da rede social;
Fonte: Resultados Digitais, Rock Content.