Gestão de fornecedores: qual a importância e como fazer?

A relação com fornecedores é uma parte essencial para uma empresa, já que são eles que vão fornecer produtos e serviços para as pessoas mais importantes dela, os consumidores. Assim, esse relacionamento não pode ser embasado apenas na expectativa de que os prazos e compromissos serão sempre cumpridos. É necessário realizar uma gestão de fornecedores para garantir que tudo ocorra conforme o esperado.

Afinal, no mundo corporativo é praticamente um tiro no pé contar com a sorte. Um empreendimento sólido deve saber que, para que os procedimentos funcionem de acordo com o planejamento estratégico, uma gestão que começa internamente é essencial.

Então, quer saber mais sobre a importância da gestão de fornecedores e de como fazer isso? Continue a leitura e descubra!

Por que realizar uma gestão de fornecedores?

Mesmo sendo algo fundamental para um negócio, a gestão de fornecedores já foi, no passado, tratada como uma atividade de segundo plano. No entanto, assim como os benefícios de investir em marketing online, as corporações perceberam que o cenário atual é diferente e esse tipo de procedimento se torna uma ação estratégica essencial.

Afinal de contas, garantir um fornecimento adequado da matéria-prima e outras demandas dos clientes reduz e\ou elimina as falhas para oferecer mais qualidade e satisfação ao consumidor.

Então, uma gestão de fornecedores pode conquistar melhores prazos e preços, além de reduzir custos desnecessários que só afastava a empresa da corrida competitiva. Assim, também é possível criar metas mais ousadas para o avanço da corporação.

Como fazer a gestão de fornecedores?

Conforme mencionado, manter uma boa relação com os fornecedores é muito importante. Para isso, você deve basear o relacionamento em benefícios recíprocos, o chamado ‘’ganha-ganha’’, para que seja vantajoso a todos os envolvidos. Dessa maneira, fica mais fácil garantir o cumprimento de acordos e a continuidade do bom relacionamento.

Entretanto, antes disso é preciso definir os objetivos da empresa. É a partir dessas informações que se pode estabelecer um planejamento na gestão de fornecedores e as metas passíveis de serem alcançadas.

Feito isso, garanta que todos os setores empresariais tenham processos organizados, o que inclui desde a seleção de novos membros da equipe até as matérias-primas ou serviços que devem ser adquiridas. Assim, fica mais fácil identificar pontos de melhorias e fazer uma gestão de fornecedores mais adequada.

Além do mais, existem alguns critérios de avaliação — o que varia conforme cada corporação — que podem ser seguidos para analisar a eficiência dos seus fornecedores. Por exemplo:

  • atendimento: o ideal é que seus fornecedores sejam flexíveis ao negociar formas de pagamentos, quantidade de produtos adquiridos e termos de especificações;
  • agilidade na entrega: atrasos a ponto de deixar estoques em falta leva a perdas de oportunidades de venda. Então, certifique-se de que, se ocorrerem atrasos, eles não sejam recorrentes;
  • relação custo\benefício: preços acima da média do mercado afasta a empresa da corrida competitiva. Se for o caso, analise se a qualidade justifica o valor investido;
  • experiência no mercado: pesquise sobre o histórico dos fornecedores no mercado e referências de outras empresas com eles.

Acima de tudo, uma gestão de fornecedores eficiente não pode deixar de manter uma comunicação frequente entre empresa e seus fornecedores. A partir disso, a resolução das demais eventualidades se tornam mais fáceis e a negociação mais flexível.

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