estoque médio

Estoque médio: qual é a sua importância e como calcular?

Para que um negócio cresça, é importante saber como administrar os seus recursos de forma inteligente e eficiente. Isso inclui desde a sua equipe e finanças até a gestão do seu estoque. Por isso, é fundamental acompanhar alguns dos indicadores e entender como usá-los no seu planejamento. Um dos melhores exemplos disso é o cálculo do estoque médio.

Mesmo que seja um indicador relativamente simples de calcular, ele traz uma série de insights para a gestão do seu estoque — especialmente quando você acompanha as suas mudanças a longo prazo e compara com outros indicadores de performance em seu negócio.

Para ajudar você a entender melhor o assunto, vamos explicar o que é o estoque médio, a importância de calcular esse indicador e como fazer o cálculo. Acompanhe!

O que é estoque médio?

Como o nome diz, é o número de produtos disponíveis em estoque, em média, ao longo de um período definido. Esse é um indicador simples, mas que reflete vários aspectos do seu negócio, incluindo a qualidade da gestão de estoque, o número de vendas, entre outros fatores.

O prazo para o cálculo dessa média pode variar conforme o seu negócio, as suas preferências e estratégias. Por exemplo, você pode fazer o cálculo com a média diária, semanal, mensal ou mesmo anual, conforme a frequência com a qual renova os seus produtos e fecha vendas. Porém, independentemente desse intervalo, é importante realizar o cálculo regularmente.

Qual é a importância de saber o estoque médio?

Como dissemos, seja qual for o tamanho da sua empresa, é fundamental acompanhar os indicadores de performance da sua gestão de estoque. Afinal, mesmo que alguns desses valores não pareçam imediatamente relevantes, eles trazem diversas informações e insights úteis sobre o seu trabalho.

Veja, aqui, alguns dos principais motivos para sempre calcular o seu estoque médio.

Definir o volume de giro de mercadorias

Uma das chaves para otimizar o número de unidades de um produto em estoque é entender qual é o giro da mercadoria, que é a frequência com a qual esse item é vendido para o público. Quanto maior a demanda por um produto ou menor é o seu prazo de validade, mais rápido ele entra e sai do seu estoque.

Para mercadorias com alta durabilidade ou que são vendidas em grandes lotes, como aço e outras matérias-primas, esse intervalo tende a ser mais longo. Já em relação a produtos perecíveis, como alimentos, o tempo costuma ser bem reduzido.

Apurar o tempo de reposição do estoque

Assim como o volume de produtos, você também precisa levar em conta quanto tempo é necessário para repor as mercadorias. Isso envolve não só os prazos dos seus fornecedores, como também a quantidade comprada por lote e a frequência das vendas. Algumas mercadorias, por exemplo, precisam ser repostas rapidamente e não podem passar muito tempo em um depósito.

Estabelecer uma estratégia de armazenamento

Para fazer uma gestão de estoque eficiente, o mais importante é ter um bom planejamento e uma estratégia bem esclarecida. Se você já sabe como os seus produtos devem ser distribuídos, armazenados e entregues ao cliente final, reduz consideravelmente a sua chance de erro.

Com o cálculo do estoque médio, você tem uma estatística importante para definir a melhor estratégia para o seu produto, ou mesmo sabe se precisa utilizar metodologias diferentes para cada mercadoria disponível na empresa.

Identificar possíveis desperdícios

Dificilmente você terá 100% de aproveitamento dos produtos do seu estoque. Mesmo a gestão mais eficiente deve levar em conta que parte da mercadoria vai se perder ao longo do caminho, em vez de ser vendida.

Mas isso não significa que você não deve dedicar tempo e energia para cortar esses desperdícios. Pelo contrário, ao acompanhar o estoque médio, é possível identificar se o valor está muito acima do esperado e se houve um volume grande de aquisições em relação às vendas.

Evitar a quebra de estoque

O excesso de mercadoria é um problema, assim como a falta. A quebra de estoque, ou quebra do ponto de venda, acontece quando não há produtos suficientes para atender à demanda, o que implica uma redução do seu faturamento. Uma boa gestão de estoque também é fundamental para evitar que isso aconteça.

Como calcular estoque médio?

Como dissemos, o cálculo do estoque médio não é difícil e pode ajudar nas estratégias para tornar a sua empresa mais competitiva. Basta entender como ele funciona e quais valores você está acompanhando.

Primeiro, é preciso definir um intervalo de tempo para a mensuração do seu estoque e uma unidade de tempo para essa medição. Por exemplo, você pode calcular a média diária do seu estoque ao longo de um mês.

Em seguida, deve medir o seu estoque inicial, que é o volume de estoque no primeiro dia do intervalo escolhido, assim como o estoque final, que é o último estoque medido ao longo desse mesmo período. Com esses valores em mãos, você já pode usar a seguinte fórmula para calcular o seu estoque médio:

Estoque Médio = (Estoque Inicial + Estoque Final) / Período de Tempo Escolhido

Para esclarecer melhor o assunto, vamos usar um exemplo. Digamos que você queira medir o estoque médio mensal da sua empresa ao longo de um ano. Para isso, mensura o seu estoque inicial no primeiro dia útil do ano, que é de 200 unidades. Então, continua acompanhando os valores até medir o seu estoque no final do ano, que é de 400.

Inserindo os valores na fórmula, temos a seguinte conta e resultado:

Estoque Médio = (Estoque Inicial + Estoque Final) / Número de Meses

Estoque Médio = (200 + 400) / 12 = 600 / 12

Estoque Médio = 50 unidades por mês

Ou seja, ao longo de um ano, a sua empresa tinha, em média, 50 unidades do produto, por mês, em estoque.

O cálculo do estoque médio é um indicador simples, mas muito útil para avaliar o desempenho da sua gestão, especialmente quando ele é relacionado a outros dados, como vendas e faturamento. Por isso, você deve acompanhar esse índice com regularidade e usá-lo sempre em suas estratégias, principalmente para analisar os seus negócios a longo prazo.

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