Como evitar furtos e perdas no estoque de uma loja de ferro e aço
O furto e o roubo de mercadorias são, infelizmente, problemas enfrentados por praticamente todas as lojas, tornando-se um obstáculo especialmente em momentos de instabilidade econômica. Além disso, danos e falta de organização também podem levar a perdas no estoque.
Para resolver essa questão, o controle do estoque é fundamental. No post de hoje, separamos dicas práticas e eficientes para que você mantenha furtos e outras situações longe da sua loja de ferro e aço, evitando perdas no estoque. Vamos lá?
Invista em um sistema de gestão de estoque
O que entra e sai da loja, o que deve ser comprado, onde está cada item, quantos volumes você tem de cada material: esses e outros tantos pontos devem ser avaliados para que você realmente tenha controle total do seu estoque.
Parece uma missão impossível? Muito pelo contrário! Você tem a oportunidade de contar com um assistente brilhante nessa tarefa: um sistema de gestão de estoque. Capaz de registrar e analisar todos os dados referentes ao estoque da sua loja de ferro e aço, o sistema permitirá que você digitalize todas essas informações.
Dessa forma, além de manter esses importantes dados seguros no sistema, você também economizará tempo e trabalho para controlar seu estoque. E as vantagens vão ainda além, pois o sistema impedirá a compra de produtos já existentes e permitirá que você estude os fluxos de vendas para, assim, comprar de maneira mais estratégica.
Controle a entrada e saída de mercadorias
É fácil entender por que isso é fundamental para evitar perdas no estoque da sua loja, não é mesmo? Se você não sabe o que entrou e o que saiu do estoque, fica praticamente impossível identificar o que sumiu, ou quando o sumiço aconteceu.
Portanto, seja através do sistema de gestão ou de outras estratégias, é imprescindível que você saiba exatamente todos os produtos que entram e saem do estoque. Com isso, a equipe poderá identificar imediatamente se algum item estiver faltando e, então, proceder com a investigação para descobrir o que houve.
Além disso, é fundamental ter em mente que, quando o assunto é ferro e aço, a regra é clara: primeiro que entra, primeiro que sai! Para evitar que seus produtos evitem a oxidação, seu estoque deve ser renovado constantemente.
Portanto, vender os produtos mais novos e manter os mais velhos no estoque é um erro gravíssimo, mas ainda muito recorrente. Isso apenas gera perdas desnecessárias, então tome muito cuidado para que os produtos mais antigos sejam vendidos o quanto antes.
Deixe o estoque organizado e categorizado
Ok, você sabe tudo o que entra e sai do estoque, mas qual é o estado dos produtos lá dentro? Se o estoque não se encontra internamente organizado e categorizado, a perda de produtos se torna uma possibilidade bastante real.
Essa desorganização pode levar um produto a ser erroneamente classificado como vendido, por exemplo. Outra situação possível é você não conseguir encontrar um produto solicitado por um comprador e, com isso, perder uma venda! Ou seja, os problemas da bagunça do estoque geram complicações que vão além dos furtos e roubos.
Outra grande causa das perdas no estoque é a danificação de produtos. Quando os mesmos encontram-se armazenados de forma segura, de acordo com as recomendações do produtor, eles durarão sem danos por todo o tempo antes da venda. Para garantir que seu estoque esteja sempre em dia, faça auditorias trimestrais, realizando um inventário completo.
Como você viu, para evitar perdas no estoque, é fundamental mantê-lo sob controle e com dados atualizados, fazendo uso da tecnologia para otimizar o trabalho. Quer encontrar mais dicas como essas para sua loja de ferro e aço? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todo o nosso conteúdo!