As melhores práticas de armazenamento de aço

Conheça as melhores práticas de armazenamento de aço

O aço é um dos materiais mais importantes e mais utilizados na construção civil. Ele é um dos principais componentes das mais diversas construções e o responsável por potencializar a resistência do concreto armado.

Para garantir que o aço desempenhe corretamente suas funções e não cause danos à obra, é preciso que ele seja manuseado e armazenado corretamente — caso contrário ele pode sofrer corrosão, danos e até mesmo levar a problemas estruturais na construção.

Infelizmente é muito comum encontrarmos donos de empresa de ferragens, proprietários de construtoras e até mesmo engenheiros que cometem erros ao armazenar e estocar aço.

Para ajudá-lo a não cometer erros que possam prejudicar as obras, separamos as melhores práticas de armazenamento de aço neste post. Confira!

Barras e fios de aço

O armazenamento de barras e fio de aço deve ser feito sem contato direto com o solo e sempre em locais cobertos, que protejam o aço contra sol, chuva e excesso de umidade. Para não deixá-los no chão, pode-se utilizar caibros ou pontaletes — é importante apenas separar as barras em feixes agrupados e enrolar os fios em bitolas.

Ao armazenar o material dessa forma, além de manter o aço mais protegido, reduz-se o espaço de armazenamento, permitindo que os canteiros de obras e as lojas de construção utilizem melhor a área reservada para essa função.

Outro ponto de extrema importância é garantir que o armazenamento das barras e dos fios aconteça longe das instalações elétricas.

Telas de aço

O armazenamento de telas de aço deve ser feito sobre pontaletes, sendo que todas as telas devem ser devidamente separadas por tipo e munidas de placas de identificação. Assim como as barras e os fios, o armazenamento deve ser feito sem contato com o solo.

As telas de aço podem até ser guardadas em locais abertos, porém deve-se utilizar uma lona ou cobertura para proteção. Um detalhe muito importante é sempre respeitar o limite de empilhamento de dois rolos ou de 50cm — lembrando de tomar cuidados com as instalações elétricas.

Chapas de aço

As chapas de aço também não devem ser armazenadas no chão. Deve-se utilizar a estocagem correta visando evitar danos e corrosão. O armazenamento de chapas de aço deve ser feito em estantes próprias para isso ou em paletes, evitando o contato com o chão e com outros metais.

Assim como as barras, os fios e as telas de aço, é necessário armazenar as chapas em local coberto e livre de umidade. Caso seja necessário estocar temporariamente em locais abertos, deve-se posicionar as chapas sobre britas e cobri-las com lona.

Tubos de aço

O armazenamento de tubos exige muitos cuidados, pois um pequeno vacilo pode causar acidentes fatais. Por isso deve-se estocar tubos em prateleiras cantilever e tomar bastante cuidado ao manuseá-los. Outra forma de armazenar os tubos de aço é utilizando estantes com braços inclinados.

Aço inoxidável

O aço inoxidável também deve ser armazenado em um ambiente coberto, livre de umidade e sem contato com o solo. É muito indicado que a estocagem desses aços seja feita em piso emborrachado, mantendo-os protegidos.

Sempre que manuseado é necessário o uso de luvas, ferramentas e peças de plástico, caso contrário ele pode ser danificado.

O armazenamento de aço inoxidável deve ser feito separadamente dos demais aços. O contato com outros metais pode provocar a oxidação do aço inoxidável, inviabilizando o seu uso.

Independentemente do tipo, todos os aços armazenados devem estar devidamente identificados, mostrando a espessura, o diâmetro, o peso e o tipo. Uma dica importante é sempre guardar o certificado de qualidade, visto que ele pode ser solicitado.

Por último, deve-se sempre manusear o aço com uso de luvas e equipamentos de segurança. Além de garantir a segurança das pessoas, evita qualquer dano ao aço.

Aprendeu como realizar o armazenamento dos diferentes tipos de aço? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!