estoque

3 principais pecados na hora de gerir seu estoque

Um bom controle de estoque é fundamental para qualquer empresa, seja qual for o seu porte, podendo inclusive se tornar um diferencial competitivo para o seu negócio.

Sabemos que ter uma boa gestão de estoque é ter os produtos certos na quantidade certa para atender de forma ágil o mercado/clientes e ao mesmo tempo contribuir com uma boa saúde financeira.

Veja alguns benefícios de uma gestão de estoques eficientes:

  •         Menores custos de armazenamento;
  •         Maior produtividade;
  •         Otimização do tempo de procura de determinados itens;
  •         Vendas e compras fluindo em equilíbrio, sem excessos e nem sobras.

E quando essa gestão de estoques está com problemas, quais os principais prejuízos?

  •       Perda de produtividade;
  •       Desorganização;
  •       Perda de dinheiro;
  •       Erros de expedição;
  •       Retrabalho;
  •       Facilita a ocorrência de furtos e perdas;
  •        E, o mais grave de todos: insatisfação do cliente.

Para te ajudar a evitar esses problemas, separamos os 3 principais pecados no gerenciamento de estoques. Fique atento:

  1. Produtos em falta ou produtos em excesso no estoque

A falta de um produto significa uma venda perdida, e possivelmente um cliente insatisfeito que provavelmente irá procurar a concorrência.

 Já o excesso de itens em estoque significa dinheiro parado e espaço perdido. Para evitar esse problema, é importante entender quais são os itens que vendem mais ou menos e qual a sazonalidade dessas vendas. Uma boa comunicação entre a gestão de compras de materiais e a área comercial é fundamental para garantir não só uma boa gestão de estoques, mas principalmente, um bom uso do seu capital.  

A falta de equilíbrio na gestão de estoques pode trazer sérios prejuízos para a empresa. Para evitar esses problemas, é importante a realização periódica de um inventário, com um controle rigoroso das entradas e saídas de material, para que você possa fazer o devido acompanhamento e gestão.

  1.  Falta de comunicação

Como vimos no item anterior, para garantir o equilíbrio, é importante alinhar a comunicação entre as demandas de vendas dos produtos, o fluxo desses itens dentro do estoque e também seus fluxos de compra. Só assim é possível atingir os objetivos estratégicos do negócio como um todo.

Uma forma de ajudar a garantir a eficiência deste processo é possuir um bom software de controle de níveis de estoques, que facilitam a realização de inventários, a atuação da logística e de compras, a compreensão dos fluxos de estoque, entre outros benefícios. Apesar se ser possível realizar esse trabalho com o uso de planilhas, por exemplo, a utilização de um software garante mais eficiência e agilidade ao processo.

  1.  Não realizar inventários periodicamente

A realização periódica de inventários é uma forma de identificar possíveis falhas e, com isso, minimizar riscos e impactos de algum problema que possa acontecer.

Essa atividade permite conhecer o real estado do estoque, ter informações atualizadas, compreender a rotatividade dos itens, além de identificar quanto esses produtos do estoque representam em capital para a sua empresa.

Para definir a periodicidade ideal para a sua loja, é preciso entender o perfil e as necessidades do seu negócio e, a partir daí, criar um cronograma adequado.