10 estruturas famosas feitas em aço e suas características
O aço é um dos materiais revolucionários que vemos na história da humanidade. Com ele, é possível fabricar ferramentas e peças mais leves e resistentes, e isso abre incontáveis possibilidades. São várias as construções ao longo do tempo que demonstram sua versatilidade, prova disso são as estruturas famosas feitas de aço ao redor do mundo.
As vantagens e aplicações do aço são bem evidentes. Esse é um material altamente durável, mas que ainda tem boa flexibilidade, além de ser mais leve que muitos outros metais. Como resultado, é possível construir estruturas complexas e amplas sem correr o risco de sobrecarregar sua base. Por isso, ele é tão usado na construção civil.
Hoje, existem grandes estruturas famosas em aço. Confira, a seguir, 10 delas!
1. Biosfera de Montreal, no Canadá
Um dos maiores museus dedicados ao meio ambiente e à biodiversidade, a Biosfera de Montreal é uma estrutura esférica composta por uma grande treliça de aço, com 62 metros de altura e 76 metros de diâmetro. O esqueleto de aço é complementado por uma superfície de acrílico. Algo impressionante de se ver por si só.
A história desse museu também é uma prova da resiliência do seu material. Durante a década de 1970, o espaço passava por reformas quando houve um acidente que provocou um incêndio. O acrílico foi altamente danificado, mas o aço se manteve em pé.
2. Bank of China Tower, na China
Hong Kong, na China, é um lugar cheio de grandes construções que utilizam os mais variados tipos de aço. Não é preciso procurar muito para encontrar algumas das estruturas famosas do mundo, como é o caso do Bank of China Tower (Torre do Banco da China).
Esse enorme arranha-céu tem um dos visuais mais únicos e modernos entre os edifícios de aço, com um padrão triangular que lembra um prisma. Algo que já o destaca em comparação com vários outros prédios de porte similar.
3. Centro de Imprensa e Difusão Shizuoka, no Japão
Quando falamos que o aço abre possibilidades para a criação de estruturas únicas, não nos referimos apenas ao design limpo e uniforme, o que muitos pensam quando falamos de arquitetura moderna. Ele também permite a elaboração de algo irregular, mas igualmente funcional e seguro.
Esse é o caso do Centro de Impressão e Difusão Shizuoka. Em vez de ser um único bloco, esse edifício tem uma torre central como eixo, a partir da qual se estendem alguns escritórios modulares. É como olhar para uma árvore, cada escritório é um dos seus “ramos”.
4. Chrysler Building, nos Estados Unidos
Muitos dos edifícios mais altos do mundo estão nos Estados Unidos. Um deles, que hoje é o 60º mais alto do mundo e o 7º do país, é o Chrysler Building, em Manhattan. Seu design é icônico a ponto de ser facilmente reconhecido de onde quer que você olhe.
Os 319 metros alcançados na construção desse edifício se devem, em grande parte, ao uso inteligente dos metais na construção civil. A combinação da leveza e resistência do aço é o que permite que ele atinja essa altura, de sua base até sua torre.
5. Woolworth Building, nos Estados Unidos
Também localizado em Manhattan, o Woolworth Building tem seu lugar entre os maiores edifícios do país. Seu design é bastante tradicional na superfície, mas, apenas com o aço, é possível alcançar seus 241 metros de altura.
6. Maison de Verre, na França
Traduzido livremente como “Casa de Vidro”, o Maison de Verre não ganhou esse nome sem motivo. Alguns dos principais materiais utilizados em sua construção são placas e tijolos de vidro, o que cria um visual moderno único em toda a sua superfície.
E, claro, para manter todos esses componentes no lugar certo, é usado um esqueleto de aço. Como o material é bem resistente, ele não precisa ser empregado em grandes quantidades para garantir a sustentação, o que maximiza o espaço ocupado pelo vidro e pela luz.
7. Millenium Dome, no Reino Unido
Inaugurado em 1999, na Península de Greenwich, o Millenium Dome, também conhecido como “O2 Arena”, é uma grande arena multiesportiva que recebe diversos eventos nacionais. Uma de suas características marcantes é o conjunto de pilares de aço em sua superfície, bem mais altos que o próprio domo.
Esses pilares servem para duas funções: primeiro, servir como âncora para os cabos ligados ao resto da arena; segundo, para perpassar os cabos de alta tensão que alimentam a energia de todo o edifício.
8. Pavilhão Barcelona, na Espanha
Outro exemplo da versatilidade do aço na construção civil é como ele pode ser combinado com vários outros materiais, tanto para obter maior funcionalidade quanto estética. E um dos melhores exemplos que podemos encontrar é o Pavilhão Barcelona.
A estrutura é feita com uma combinação de aço, vidro e vários tipos de mármore, a qual resulta em um edifício com características clássicas e modernas ao mesmo tempo. Mais uma prova do mundo de possibilidades alcançado graças às aplicações do aço.
9. Pavillon Le Corbusier, na Suíça
A imaginação dos arquitetos é a chave para criar estruturas de aço únicas. Esse é o caso do Pavillon Le Corbusier, um dos mais famosos museus de arte da Suíça, em Zurique. Uma única olhada já comprova o quão única é sua estrutura.
Seus grandes destaques estão em seu telhado flutuante, que tem um padrão triangular espelhado, e em sua estrutura modular composta por vários cubos de aço.
10. Willis Tower – Sears Tower, nos Estados Unidos
Agora, se você quer um exemplo que condense perfeitamente o que se imagina ao olhar para estruturas famosas em arranha-céus de aço moderno, basta ver o Willis Tower, em Chicago, antes conhecido como Sears Tower. Ele foi o maior edifício dos Estados Unidos até 2014, quando foi ultrapassado pelo World Trade Center.
Não faltam exemplos de estruturas famosas que só existem graças ao aço. E esses são só alguns deles. Praticamente todos os edifícios de grande porte hoje fazem bom proveito dessas qualidades, desde maior durabilidade até a facilidade de aplicação nos imóveis.
Gostou do nosso artigo? Então compartilhe-o em suas redes sociais e mostre a mais pessoas o que é possível fazer com o aço.