Saiba como lidar com a sazonalidade no seu negócio

Saiba como lidar com a sazonalidade no seu negócio

Estar pronto para qualquer sazonalidade é parte importante do trabalho de empreendedores e gestores dos mais diversos segmentos de mercado. Mas será que o que esse conceito abrange está bem claro na mente dos profissionais de todas as áreas de um negócio?

Afinal, não se trata apenas do comercial saber quais são os momentos de baixa e alta nas vendas para se ajustar. Os demais setores do empreendimento também precisam lidar com isso para manter a estabilidade tanto financeira quanto operacional.

Veja a seguir o que fazer nessa situação e mais!

O que é sazonalidade nos negócios?

Sazonalidade nos negócios é a variação na demanda por produtos ou serviços em determinados períodos do ano. Isso acontece devido a fatores como datas comemorativas, estações do ano ou tendências de consumo. Para algo ser sazonal é preciso ocorrer em intervalos específicos, intercalando períodos sem acontecer.

Um exemplo é o aumento de vendas de determinados produtos associados a feriados e festividades ou quedas na demanda devido a um clima extremo. Assim, vale perceber que os negócios podem encontrar situações positivas e negativas associadas a isso. Todavia, ambas exigem que a operação se adapte.

Como ela afeta diferentes setores empresariais?

As sazonalidades são vistas pela ótica do setor comercial, já que aumentam ou diminuem as vendas. Entretanto, é importante perceber que esse contexto afeta os demais departamentos de uma empresa.

Para que um produto chegue até o cliente, insumos para sua produção ou o item pronto precisa ser adquirido pelo negócio. Dessa forma, a área de compras tem que estar a par de quando essas variações ocorrem para não faltar ou sobrar.

O financeiro também é atingido tanto pelas quedas de receitas nas fases baixas quanto pela necessidade de investimento para atender os momentos de alta. Como efeito, cabe ter reservas para arcar com as despesas fixas quando estiver em baixa e evitar problemas de liquidez nos momentos de alta.

O time de marketing é outro que deve se antecipar a essas circunstâncias, elaborando campanhas e estratégias conforme o quadro. Por sua vez, o RH tem a oportunidade de usar novos modelos de contratação — a exemplo do intermitente — para regular a mão-de-obra.

Quais são as melhores estratégias para lidar com sazonais?

Muitos aspectos são afetados por oscilações causadas pela sazonalidade, exigindo que empresas apliquem estratégias para responder a elas. Confira como lidar com momentos sazonais!

Diversifique produtos e serviços

A composição do portfólio de soluções de uma empresa é uma atividade extremamente estratégica. Por um lado, o alinhamento com o perfil de cliente e o posicionamento de marketing dependem de focar no que realmente se alinha à marca. Por outro, ele deve ser variado o suficiente para atender as sazonalidades e ampliar as chances de vender.

Isto é, conter opções que mantenham um interesse contínuo e disponibilizar outras conforme a flutuação do mercado, bem como sua diversidade. Na prática, essa ideia exige um acompanhamento das vendas por item e um comparativo entre intervalos iguais de tempo para planejar sua formação.

Planeje a movimentação financeira

Não é por acaso que o financeiro é o departamento das empresas que mais recebe atenção de gestores e empreendedores. Afinal, é nele que acontecem muitas das situações que podem quebrar um negócio.

Um exemplo é a falta de liquidez. Tanto o pouco faturamento quanto a ampla necessidade de investimento geram tal quadro. Entretanto, ele pode ser evitado com um planejamento adequado, especialmente nos cenários mais comuns que levam à falta de liquidez.

A começar pelas compras. Basicamente, essa área sinaliza que aumentará as despesas na alta demanda com antecedência, indicando quando vai precisar de recursos para abastecer a produção ou o ponto de venda. A partir disso, o setor responsável pelo pagamento deve separar valores capazes de cobrir essa estimativa na hora certa.

Alternativamente, se o comercial indica que determinados meses têm uma menor entrada de caixa, também cabe fazer reservas para esses momentos com os lucros decorrentes da sazonalidade positiva.

Direcione as ações de marketing para produtos secundários

O sucesso de um portfólio variado depende de uma boa divulgação dele, visto que alguns itens podem chamar mais atenção, associando a marca apenas a eles e deixando outros parados no estoque. Assim, se só uma das opções representa grande parte do faturamento de um negócio e ela está sujeita a sazonalidades, os ganhos vão cair.

Um departamento de marketing que está preparado para oscilações pode trabalhar com campanhas para dar foco aos demais produtos ou serviços, reduzindo a baixa dos momentos com menor interesse no produto ou serviço principal.

Outro ponto é o balanceamento do orçamento do setor entre picos e quedas. A ideia é colocar mais recursos quando há expectativa de maior retorno, bem como antecipar essas ações para que elas atinjam um público amplo.

Mantenha uma boa gestão de estoques e prazos de recebimento

O sucesso das áreas do financeiro e comercial em períodos de sazonalidade depende da execução de uma gestão adequada dos estoques.

A lógica é simples: não pode faltar nenhum item, exigindo que clientes sejam recusados ou perdidos. Da mesma maneira, não é bom gastar demais sem ter retorno. Ou seja, é preciso analisar com exatidão o histórico, os indicadores e as tendências para garantir que a quantidade necessária chegue no momento certo.

Logo, os prazos de recebimento também estão sob a responsabilidade desse setor e influenciam no gerenciamento e na prontidão das entregas. Frente a isso, uma medida útil é mapear todo ciclo logístico junto aos fornecedores para antecipar os pedidos ou aplicar multas em caso de atraso.

Qual a importância do planejamento estratégico nesse contexto?

Colocar em prática medidas para lidar com a sazonalidade envolve um planejamento estratégico contínuo e integrado, que abrange desde antecipar tendências até garantir que cada parte realize as tarefas que precisa.

Sua importância está mais que evidente. Basta perceber que nos momentos de alta ou de baixa são necessárias ações prévias para que a empresa não sofra com os impactos negativos da sazonalidade.

Todos os elos da cadeia de produção podem ser afetados negativamente pela sazonalidade. Diante disso, é preciso aplicar estratégias que minimizem seus efeitos, a partir de um planejamento contínuo e integrado entre as diversas áreas da empresa.

Acompanhe mais dicas, informações e soluções para possíveis dúvidas em nossas redes sociais. Visite nosso Facebook, YouTube, Instagram e LinkedIn!