Saiba como realizar um pós-venda eficiente e vender mais

Muitos profissionais acham que o trabalho do vendedor acaba depois que o cliente fecha o pedido. Pelo contrário, esse é apenas o começo. Ainda há muito o que fazer em relação àquele lead para manter um faturamento mais alto. Esse é o trabalho do pós-venda dentro da sua empresa.

Como o próprio nome já diz, é realizado depois que a venda é concluída, mas também com o objetivo de melhorar seu faturamento. Vários negócios se esquecem de pensar nesta etapa e acabam perdendo diversas oportunidades de crescimento. Se você não quiser fazer parte desse grupo, é melhor começar a se informar sobre o tema agora mesmo!

Quais as vantagens de trabalhar o pós-venda?

1. Fidelização de clientes

Um cliente fidelizado é aquele que, voluntariamente, retorna à sua empresa sempre que precisa do mesmo produto ou serviço. É o caso de pessoas que sempre visitam a mesma loja favorita de roupas ou comem no mesmo restaurante favorito etc. Clientes fiéis são a melhor maneira de consolidar sua base, pois eles apresentam uma renda mais estável para seu negócio.

2. Criação de um diferencial

O relacionamento pós-venda também pode ser considerado um diferencial competitivo muito forte em diversos setores. Empresas que continuam atendendo bem seus clientes, mesmo depois da compra ser concluída, tendem a ser a preferência dos consumidores, especialmente para produtos que são comprados com alguma regularidade.

3. Aceleração do ciclo de vendas

Esse trabalho também reduz as dúvidas de um comprador na próxima vez que ele tiver que escolher o mesmo serviço ou produto. Se você já marcou sua presença com um pós-venda de qualidade e continua presente na vida do seu cliente, será bem mais fácil ele optar por você, pois será a opção mais vantajosa e segura.

Como fazer um pós-venda mais eficaz?

1. Mantenha contato

Nenhum cliente voltará a procurar por você se esquecer sua existência. Por isso tantas empresas investem pesado em divulgação. Uma forma de fazer isso após a venda é criar um cadastro de clientes e continuar oferecendo promoções e serviços para ele regularmente. Você pode até segmentar estes clientes e criar um grupo que possui maior potencial de retorno. Isso vai ajudá-lo a direcionar seus esforços no futuro.

2. Programas de recompensa

A técnica mais simples de pós-venda é criar um programa de fidelidade e recompensas para estes clientes. Por exemplo, a cada “X” compras, ele recebe um brinde, um produto grátis, etc. Os detalhes variam de acordo com seu mercado, mas a ideia é que, quanto mais um lead continua com você, mais benefícios ele recebe.

3. Tenha soluções em mãos

Aquilo que mais dificulta a fidelização de clientes é um vendedor ou consultor que não atende às suas demandas. Se um comprador teve problemas com seu produto ou quer tirar dúvidas sobre seu serviço, quanto mais rápida for a resposta, melhor. Assim, você estará à frente da concorrência.

E quando há algum problema? Encare-o como uma oportunidade. Aproveite esse momento para demonstrar o seu comprometimento com a satisfação do consumidor, para fortalecer laços e estabelecer uma verdadeira relação de parceria com o cliente.

Ao resolver a situação com rapidez e eficácia, o indivíduo terá ainda mais confiança em sua empresa. Saberá que poderá fazer novos negócios com segurança e esse será mais um motivo para que ele indique o serviço para outras pessoas.

O mais importante a constatarmos é que, com a agressividade do mercado, é impossível não estabelecermos um relacionamento digno com os clientes. Reter e fidelizar geralmente requer menos investimento do que um conquistar novos consumidores. Por isso, fortaleça esse trabalho internamente.

Agora que você tem essas dicas, pode fazer o melhor trabalho de pós-venda para sua empresa! Acha que precisa de dicas mais específicas? Então veja este artigo sobre fidelização de clientes em lojas de ferro e aço.