aço na construção civil

Quais são as vantagens e aplicações do aço na construção civil?

As obras de engenharia têm um leque muito amplo em recursos e materiais que podem ser utilizados. As edificações variam entre alvenaria, concreto, madeira, aço e outras inovações que vão surgindo aos poucos. Porém, o aço na construção civil vem ganhando espaço e aplicabilidade há mais de dois séculos.

Os engenheiros buscam sempre por inovação, tentando atingir a redução de custos e do tempo das obras, mas sempre aumentando a eficiência e o desempenho. O aço entra nesse fator trazendo muitas vantagens.

Você já deve saber um pouco sobre aço mas pode não estar por dentro das vantagens de aplicar esse material na construção civil. Acompanhe este texto e descubra tudo que você precisa saber!

Uso do aço na construção civil

O aço é um produto resultado da ligação entre ferro e carbono, podendo ou não ter outros compostos. Na construção civil ele tem bastante aplicabilidade devido às propriedades de resistência que apresenta. É um material que tem a capacidade de vencer grandes vãos, tendo peças de menor dimensão e peso.

Na engenharia civil, ele pode ser empregado de duas formas principais: como o corpo estrutural de uma edificação formada por diversos componentes metálicos (vigas, pilares, treliças etc.) ou como as armaduras que complementam o concreto armado, que auxiliam na resistência a tração da estrutura.

Agora que já sabe a aplicabilidade do aço; conheça um pouco das vantagens que ele pode trazer para a sua obra.

Facilidade de transporte e manuseio

Uma das principais propriedades do aço é a alta resistência mecânica, isso quer dizer que os elementos construtivos não precisam ser grandes ou robustos para atender a demanda da construção civil, ou seja, as peças são menores e mais finas, tendo o peso relativo também baixo, facilitando o manuseio e o transporte do material.

Resistência à corrosão

Outro fator que traz grandes vantagens na aplicação do aço é alta resistência à corrosão atmosférica que ele possui. Para melhorar ainda mais a eficiência do material, existem processos, como a galvanização, que confere ao composto uma proteção bastante eficaz à corrosão, além de aumentar a durabilidade em quatro vezes mais — se comparado ao aço comum.

Facilidade na desmontagem e reaproveitamento

Quando todo o projeto é baseado em estruturas metálicas, as peças são pré-fabricadas e levadas prontas para o canteiro de obras — facilitando a montagem, desmontagem e transporte de toda a estrutura, se for necessário.

Além disso, ele é um material que pode ser 100% reciclado, pois atinge as mesmas propriedades que tinha no início. O aço é também menos agressivo ao meio ambiente, visto que reduz o uso da madeira e do concreto na construção, evitando a formação entulhos que são depositados na natureza.

Menos tempo de obra

Como todos os elementos construtivos feitos a base de aço já chegam prontos, o tempo gasto na construção é menor. Isso reduz os custos e garante um retorno do investimento mais rapidamente para o cliente.

O aço está presente em muitas obras. Ele pode ser aplicado em simples edificações, como em estruturas de concreto armado, ou sendo o corpo estrutural da construção, como mostra o sistema Steel Frame; que consiste em uma construção a seco, baseada na montagem de estruturas de aço e paredes pré-fabricadas.

Porém, ele não se limita apenas a esse tipo de obra: também está presente em pontes, viadutos, estradas, estádios, e até mesmo em uma das mais famosas construções do mundo, a Torre Eiffel. Vale ressaltar que o monumento conta com 324 metros de aço.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a atuação do aço na construção civil? Deseja aprender mais sobre outros aspectos desse material? Assine a nossa newsletter!