
O que é e para que serve a camada passiva do aço inox?
O aço inoxidável é uma liga metálica conhecida por não oxidar tão fácil, ou seja, é um material que dificilmente vai sofrer os efeitos da corrosão. Essa propriedade vem da quantidade de cromo empregada na sua fabricação, de aproximadamente 11%. A forma mais viável de proteger uma estrutura metálica da corrosão é evitando o contato dessa superfície com o meio ambiente por meio da camada passiva do aço inox.
Se você quer evitar que um objeto de aço seja danificado, especialmente em locais com alto potencial de corrosão, vale a pena entender como essa camada de aço funciona. Com isso, você pode planejar melhor seus projetos e criar componentes de aço de melhor qualidade.
Acompanhe e entenda mais sobre a camada passiva do aço inox, como ela se forma e qual é a sua importância.
O que é a camada passiva do aço inox?
A camada passiva do aço inox é uma barreira que se forma quando o cromo entra em contato com o oxigênio. Essa reação faz com que o material como um todo se torne mais resistente à oxidação.
A corrosão é muito comum em materiais metálicos e ocorre a partir da interação entre o aço e o meio ambiente. O oxigênio e a água são os principais responsáveis por essa oxidação.
A deterioração do aço causa a diminuição da sua resistência, ocasionando falhas e quebras, além do efeito estético negativo. Dependendo dos elementos utilizados na liga metálica, podemos determinar se o aço reage de uma forma mais ou menos pronunciada ao meio ambiente.
O cromo, em conjunto com os outros elementos, quando em contato com o meio externo, forma uma camada conhecida como camada passiva ou filme passivo na superfície do aço inox. A camada passiva do aço inox é bem fina e se forma em toda a superfície, com muita aderência ao aço, prevenindo o processo de corrosão e aumentando a resistência da peça.
Qual é a aplicabilidade do aço inox?
O aço inox é uma liga metálica muito versátil e bastante utilizada em utensílios domésticos, na construção civil, assim como em outros setores. A camada passiva do aço inox permite que esse material seja usado nos mais variados ambientes sem perder suas propriedades.
Em uma breve comparação com outros tipos de aço, é possível enumerar diversas vantagens do aço inoxidável, como a resistência elevada à corrosão (a mais conhecida) e a facilidade de solda. Além das características mecânicas, o aço inox tem uma aparência higiênica e é fácil de limpar. Por isso, é muito empregado em ambientes domésticos pela beleza e modernidade que o seu acabamento proporciona.
O aço inox também é um material inerte, ou seja, que não entra em contato com outras substâncias, reduzindo o risco de contaminações. Por esse motivo, é muito aplicado em locais onde essa propriedade é requisitada. As tantas qualidades e possibilidades de uso que o aço inoxidável oferece fazem dele um material indispensável no estoque de lojas de materiais de construção e de estabelecimentos comerciais especializados em ferro e aço.
Como a camada passiva se forma?
Uma característica interessante da camada passiva do aço inox é que, em muitos casos, ela pode se formar naturalmente pelo contato com o ambiente. Mas também há situações em que sua formação é induzida por meio de produtos químicos.
Quando há contato entre o cromo e um ambiente com alta concentração de oxigênio, esses elementos reagem entre si, criando óxidos e hidróxidos de cromo em um processo chamado de passivação em aço inox. Após essa reação, o inox ganha essa camada protetora de cromo oxidado que não reage com o oxigênio no ambiente.
Quais fatores podem comprometer a camada passiva?
A camada passiva do aço inox é ideal para evitar a corrosão, mas ela exige alguns cuidados. Veja a seguir os principais fatores com os quais você deve se preocupar.
Exposição a substâncias corrosivas
Apesar de prevenir a oxidação, a camada passiva ainda pode ser danificada por outras substâncias corrosivas, como a salinidade no ar, comum em regiões litorâneas. O mesmo vale para produtos químicos fortes, que não são adequados para a limpeza do inox.
Contato com objetos abrasivos
A camada passiva é bem fina e aderente ao aço inox, sendo que qualquer material abrasivo pode remover partes dessa camada, criando pontos em que o aço pode sofrer corrosão novamente. Por isso, é importante ter cuidado redobrado ao manusear esse material.
Falta de manutenção
Mesmo com todo o cuidado, a camada passiva do aço inox tende a ser danificada com o tempo. Para evitar que ela se perca, é importante fazer a manutenção adequada do aço inox, que consiste na limpeza — em alguns casos, a reposição — dessa camada por meio de processos químicos.
Como reforçar e manter a camada passiva em ambientes corrosivos?
Em locais próximos ao mar ou em ambientes com propriedades que possam prejudicar o inox, é importante considerar algumas medidas de conservação. A seguir, listamos os principais cuidados.
Limpeza adequada
Como mencionamos, a limpeza do aço inoxidável é fundamental para preservar a camada passiva. Assim, você evita o acúmulo de sujeira e partículas que poderiam causar ranhuras ou outros danos a essa camada. Vale lembrar que é necessário usar apenas produtos específicos para limpeza de inox.
Controlar a exposição
Você também pode reduzir o risco de corrosão diminuindo a exposição do inox a fatores externos prejudiciais. Alguns exemplos são deixar as janelas fechadas ao longo do dia para evitar a salinidade no ar e cobrir objetos enquanto não são utilizados. Essas medidas prolongam a vida útil do material e reduzem o custo de manutenção.
Reaplicação da camada passiva
Por fim, é necessário reaplicar a camada passiva de inox de tempos em tempos para garantir a proteção adequada. Esse processo consiste em remover a camada presente, reaplicar o cromo e promover as reações químicas necessárias novamente.
Agora, você sabe mais sobre a camada passiva do aço inox. É um processo que pode ser induzido ou ocorrer espontaneamente, oferecendo ao material uma resistência superior à oxidação. Essa propriedade é importante em qualquer projeto que faça uso de aço.
Quer continuar aprendendo mais sobre as aplicações do aço? Então, siga o Grupo Aço Cearense no Facebook, YouTube, Instagram e LinkedIn!