O que é cultura organizacional? Saiba fazer um diagnóstico na empresa
A cultura organizacional possui um papel de destaque cada vez maior. Ela é responsável pela forma como os profissionais atuam diariamente, definem suas prioridades e atendem aos clientes no expediente de trabalho. Logo, é preciso ter bastante atenção ao assunto.
Na loja de ferro e aço, o estabelecimento de uma cultura adequada deve ser uma preocupação diária. Por isso, é preciso entender como fazer um diagnóstico, avaliando se todos estão caminhando na direção certa ou se mudanças devem ser feitas.
Sabemos da importância do assunto, por isso elaboramos um artigo para você. Hoje, vai entender mais sobre a cultura organizacional. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Conceito de cultura organizacional
Apesar de ser um assunto cada vez mais presente nas reuniões, o conceito ainda é pouco entendido por muitos gestores. A grosso modo, a cultura é o conjunto das crenças, hábitos e valores disseminados na empresa e vistos como o modo certo de pensar, agir e reagir.
É possível que, em uma empresa, a cultura seja orientada para o cliente: então todos preocupam-se com sua satisfação, fidelização e engajamento. Em outra loja, no entanto, a cultura pode estar orientada para a melhoria contínua, e todos dão ênfase a isso.
Na sua loja de ferro e aço, o que é o mais importante? Os clientes, os processos, os produtos, a qualidade? É provável que esse seja o gênese da cultura organizacional, responsável por dar vida a forma como os talentos pensam, agem e reagem.
Diagnóstico da cultura no ambiente empresarial
Grande parte das características da cultura são invisíveis e, mesmo sem perceber, influenciam as tarefas diárias, bem como os resultados de longo prazo.
Há, no entanto, provas físicas que facilitam o diagnóstico.
Comece analisando a declaração de missão, visão e valores da sua loja de ferro e aço. É provável que essas declarações expressem os princípios básicos do negócio, úteis para arquitetar a cultura existente. Quais palavras/frases mais se destacam?
Aproveite, também, para conversar com os colaboradores. Peça que eles digam o que consideram mais importante no expediente. Muitos dirão que são os processos, os clientes ou até mesmo o desempenho. Tome nota disso, é uma importante “pista”.
Por fim, observe o próprio layout da loja. Ele é configurado para dar conforto aos clientes, maximizar as vendas, entusiasmar os funcionários?
Esses e outros fatores podem ser analisados e, assim, dar uma visão mais nítida sobre a cultura existente. Ao entender e otimizar a cultura, será possível motivar os empregados, melhorar os processos e encantar os clientes finais.
Principais resistências à otimização da cultura
Não há uma cultura certa ou errada, contudo, existem culturas pouco desenvolvidas e disseminadas entre os funcionários. Aí está um problema: se a equipe não entende o que é prioridade na loja, dificilmente conseguirá entregar resultados alinhados à cultura.
Existem diversas resistências à otimização da cultura, como a falta de comunicação interna, desmotivação da equipe e até o pouco comprometimento dos líderes. Esses pontos devem ser pensados individualmente e combatidos com veemência.
Como você pode observar, é simples entender qual a cultura organizacional. Em seguida, é preciso disseminá-la entre os empregados, garantindo que todos a abracem de forma consciente e com o entendimento que isso é útil ao progresso.
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