metodologia 5S

O que é a metodologia 5S e como aplicá-la na sua loja de ferro e aço

Entender o que é a metodologia 5S e como aplicá-la na sua loja é muito importante para manter a organização do local de trabalho. Essa ferramenta ajuda na padronização e arrumação do ambiente, otimizando os resultados obtidos.

Pensando nisso, criamos um miniguia para você. Continue a leitura e compreenda o conceito de 5S, seus benefícios e como aplicar na loja de ferro e aço. Confira!

O que é a metodologia 5S?

Também chamada de Housekeeping (do inglês “arrumando a casa”), essa metodologia de origem japonesa consiste na aplicação de cinco normas que visam otimizar a organização e qualidade do local de trabalho, são elas:

  • SEIRI: senso de utilização — deve-se livrar dos itens desnecessários;
  • SEITON: senso de organização — organizar tudo de forma permanente;
  • SEISO: senso de limpeza — limpar e manter o local limpo;
  • SEIKETSU: senso de padronização — utilizar padrões para aumentar a ordem;
  • SHITSUKE: senso de disciplina — manter a ordem em longo prazo.

O 5S foi criado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, período em que as empresas buscavam otimizar a qualidade dos seus bens/serviços para competir em mercados internacionais, especialmente nos Estados Unidos e Europa.

Quais os benefícios do 5S na empresa?

A implementação e manutenção do 5S na organização implica em diversos benefícios. O principal e mais óbvio é a organização do local, permitindo maior facilidade para que os funcionários realizem suas funções com eficácia.

A otimização da qualidade é outro fator que deve ser considerado. O 5S permite a redução do refugo (desperdício) de materiais, assim como um maior alinhamento ao longo do processo de produção do bem/serviço da loja de ferro e aço.

Por fim, é necessário considerar o melhor aproveitamento do expediente. A desordem faz com que muito tempo seja perdido na busca por insumos que estão fora do lugar. Com o 5S, é possível atingir melhores resultados em menor tempo.

Como aplicar o 5S na organização?

Alguns passos devem ser considerados na aplicação do 5S na loja de ferro e aço, dentro os principais:

1. Crie uma comissão de implantação

Crie um grupo responsável pela implantação, ele deve ser composto pelos próprios funcionários da loja. O objetivo dessa comissão será o de implementar cada um dos 5S, a começar pelo SIRI — isto é, descarte ou doação do que já não tem mais serventia. Deve-se dar tempo, autonomia e espaço para o grupo se reunir.

2. Avalie com a comissão os pontos críticos

Reúna-se com o time de implementação para definir o que precisa de maior atenção, isso vai variar bastante de acordo com cada loja. É comum que o SHITSUKE (senso de disciplina) seja o ponto de mais difícil aplicação, afinal, é preciso treinar e conscientizar todos os profissionais sobre o assunto.

3. Coloque em prática todos os sensos

Esse é o momento de pôr a “mão na massa”. Consiste em tirar o projeto 5S do papel e, literalmente, organizar todo o espaço de trabalho. Deve jogar fora o que não serve mais, limpar, encontrar novos padrões para organização e assim por diante. Dá trabalho, porém, os resultados são satisfatórios.

4. Estabeleça outra comissão para análise

Para finalizar, é preciso estabelecer outra equipe (a fim de não deixar a primeira em conflito de interesses) para analisar se os resultados desejados foram alcançados. Esse movimento busca identificar o que mudou, o que ainda precisa mudar e gerar novos hábitos no público interno, tornando-o autodisciplinado.

Agora ficou mais fácil de entender o que é a metodologia 5S, não é mesmo? Como se pode ver, ela é uma ferramenta realmente importante e de fácil aplicação, que pode beneficiar em diversos aspectos a organização. Mas lembre-se: você deve sempre contar com a colaboração do público interno para colocar essa estratégia em prática e alcançar os resultados esperados.

Gostou do conteúdo? Aproveite para nos seguir nas redes sociais (Facebook e LinkedIn) e acompanhar nossas novidades. Vamos lá!