Inox na indústria de alimentos: entenda por que ele é tão utilizado

Inox na indústria de alimentos: entenda por que ele é tão utilizado

Tudo que envolve o cultivo, transporte e preparo de alimentos precisa ser pensado com muito cuidado e bem regulado. Há muitas oportunidades para danificar os produtos, para a proliferação de bactérias, entre outros problemas. Diante disso, a aplicação do inox na indústria de alimentos tem se mostrado como uma solução cada vez mais exigida.

Como você já deve saber, o aço inoxidável, chamado apenas de “inox”, é utilizado em vários locais com diversas finalidades. Isso inclui, também, o setor alimentício, no qual a sua demanda é cada vez maior.

Se você produz equipamentos para essa área ou fornece material para sua confecção, então veja aqui alguns motivos para a aplicação do inox na indústria alimentícia.

Anticorrosão

Como o nome já diz, o inox é um metal que não sofre oxidação, ou seja, ele não enferruja. O resultado aqui é uma superfície mais lisa, com menor desgaste a médio e longo prazo. Além disso, a baixa oxidação também significa que há menos partículas de metal se desprendendo e se agrupando ao alimento.

Melhor durabilidade

Alguns equipamentos são feitos de inox na indústria alimentícia por que precisam ser utilizados por várias horas seguidas e não podem ser trocados ou parados para manutenção com frequência. É o caso de máquinas de processamento e fornos industriais, por exemplo.

Devido ao menor desgaste, o inox é perfeito para esses equipamentos, contribuindo com sua maior durabilidade e minimizando os custos de manutenção no longo prazo.

Segurança dos alimentos

Se os alimentos não são manuseados e controlados com bastante cuidado, há grandes riscos de intoxicação ou danificação dos produtos. Para minimizar esse risco, apenas os melhores materiais devem ser utilizados na confecção de embalagens, ferramentas de manuseio, transporte e preparo — sejam eles de nível industrial ou caseiro.

E o inox garante a não contaminação por reter a sua camada passiva de óxido, fazendo com que permaneça a integridade do alimento.

Fácil de limpar

Outro motivo para a aplicação do inox na indústria alimentícia, especialmente em equipamentos de cozinha, é a facilidade em limpá-lo após cada utilização. Normalmente, uma superfície de metal cria ranhuras com o tempo de exposição ao calor e a produtos químicos.

Porém, como um inox de alta qualidade é bem resistente a esse tipo de dano, ele não cria esses espaços para acumulação de matéria orgânica e bactérias. Como consequência, fica bem mais fácil manter as chapas limpas para o próximo serviço.

Ajuda na conservação do sabor

Algo que muitas pessoas não sabem, mas que afeta bastante a qualidade do alimento, é o sabor que o recipiente deixa no alimento. Panelas de ferro, por exemplo, também deixam um rastro após serem utilizadas na cozinha.

Sendo assim, ter um recipiente que afeta negativamente o sabor, seja no transporte ou no preparo, é sempre um problema. Felizmente, como o inox não solta partículas sobre os produtos, ele também não prejudica seu sabor.

Agora você já entende melhor a importância do inox na indústria de alimentos. Se quiser continuar se informando sobre este e outros temas relacionados, siga o grupo Aço Cearense no Facebook e no LinkedIn para ficar sempre por dentro de nossas novidades.