Gerenciamento de redes sociais: por que é importante fazer?

Temos mais de 140 milhões de usuários ativos nas mídias sociais, segundo um estudo divulgado no primeiro semestre de 2019. Diante de tamanha popularidade, é natural que as empresas também estejam nesses canais para chamarem a atenção do público. Mas não pense que o gerenciamento de redes sociais deve se resumir à publicação de conteúdos no perfil da marca. Essas plataformas têm muito potencial a ser explorado.

Assim como nas mídias tradicionais (TV, rádio, jornais etc.), você precisa lidar com a alta concorrência. Aliás, isso pode ocorrer de forma até mais intensa no mundo virtual. Por essa razão, é necessário elaborar um plano estratégico para que a sua marca consiga usar as redes com maior eficiência e, consequentemente, melhorar os resultados do negócio.

Quer saber como fazer um bom gerenciamento de redes sociais? Continue a leitura e aprenda!

Defina boas estratégias

Como dissemos, a concorrência no meio digital é alta. Portanto, o primeiro passo para quem quer se destacar é criar um planejamento estratégico, que vai servir como um norte para direcionar o negócio ao caminho mais adequado com o cliente. O ideal é que ele responda a perguntas como:

  • Com que frequência se comunicar com o público?
  • Qual a linguagem a ser utilizada?
  • Quais assuntos abordar?
  • Como mensurar os resultados desses esforços?

Produza conteúdo relevante

Há conteúdos que funcionam mais em algumas redes do que em outras. Por exemplo, uma ideia interessante é usar o YouTube e o Instagram para mostrar o dia a dia da sua empresa, pois são redes mais visuais. Já o Facebook pode ser a plataforma ideal para divulgação de links do seu blog e anúncios dos seus produtos e serviços.

Ou seja, é preciso saber que tipo de conteúdo é mais relevante e adequado para cada rede e para os consumidores. Vamos supor que você quer atingir profissionais de pequenas e médias empresas. Nesse caso, é um erro divulgar conteúdos voltados para as grandes corporações. Logo, conheça o seu público e saiba como conquistá-lo em cada rede social.

Tenha consistência

O gerenciamento de redes sociais é uma atividade que deve ser executada por profissionais que realmente entendam do assunto e que se dediquem a ela. Afinal de contas, o trabalho é árduo e exige consistência.

Isso quer dizer que se você postar algo hoje e só voltar a atualizar o perfil daqui a duas semanas, dificilmente conseguirá algum resultado. A frequência de publicação é fundamental para fixar a marca na mente do seu público e estabelecer um bom relacionamento com ele.

Agende suas publicações

Para não perder nenhum post e economizar tempo, aproveite as ferramentas de planejamento de mídia social que programam as postagens com antecedência para você. Isso se torna ainda mais válido se sua conta for maior e tiver um alto número de engajamento. Porém, lembre-se de verificá-la com frequência ao longo do dia para responder a qualquer interação do seu público.

Ou seja, para conseguir um bom gerenciamento de redes sociais, nada melhor do que priorizar a qualidade das publicações e delegar essa função a profissionais capacitados. E para verificar se os esforços estão funcionando, não deixe de contar com ferramentas que mensurem os resultados.

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