Corte e dobra de chapas de aço: como agregar valor ao seu negócio
Diversos projetos industriais exigem peças extremamente específicas para cada finalidade. Mesmo que algumas partes sejam fabricadas em massa, o objeto que será produzido pode ser feito sob medida. Para isso, é realizado um processo de corte e dobra de chapas de aço, até que a estrutura seja a mais adequada possível às exigências feitas.
A boa execução desse processo é fundamental para a qualidade de qualquer mecanismo, estrutura metálica e peça que você venha a produzir ou utilizar em seu negócio; seja para propósitos industriais ou para desenvolvimentos mais “artesanais”.
Quer entender melhor sobre o processo para agregar mais valor à sua empresa? Basta continuar a leitura para conferir!
Mais serviços elevam suas oportunidades de ganho
Tudo começa com o planejamento adequado da peça. Para isso, é criada uma planta com base nas dimensões e dobras que essa estrutura deve ter, o que facilita o corte e dobra de chapas de aço. A partir disso, é possível definir a ordem na qual essas dobras devem ser realizadas para otimizar o processo.
Em negócios que lidam com metais regularmente, como lojas de ferragens e materiais de construção, pode ser útil conseguir produzir ou manusear as próprias peças, mesmo que apenas de forma simples. Isso permite expandir bastante a quantidade de clientes, além de possibilitar serviços feitos sob medida para um público mais exigente.
Cortes e dobras tradicionais
O método tradicional de corte e dobra de chapas envolve processos mais simples. Porém, isso depende bastante da habilidade e precisão do profissional envolvido. Primeiro é feito um corte a frio por meio de uma guilhotina ou ferramenta automática, mais eficaz em peças menores. Além de consumir menos energia e apresentar menor risco, esse trabalho também pode ser feito com mais rapidez.
Em seguida, as dobras podem ser feitas por força humana simples ou enquanto o material está aquecido, usando marcas na chapa de aço em questão para guiar o trabalho. Se feito de forma puramente manual, o processo estará sujeito a vários erros, então, é usada uma viradeira para modificar a forma da peça.
Cortes e dobras complexos
Em alguns casos, o processo de corte e dobra de chapas de aço pode apresentar muito mais detalhamento; exigindo um nível de precisão bem cirúrgico. Nesses casos, são usados equipamentos específicos.
A máquina mais conhecida para a tarefa é a cortadora a laser ou plasma, a mais comum nos últimos anos. Trata-se de um aparelho que pode usar o desenho do projeto como base para realizar cortes extremamente precisos; garantindo o melhor encaixe possível para uma peça complexa..
Em seguida, também é usada uma viradeira computadorizada: você insere as coordenadas de cada dobra na máquina e ela manipula a chapa de aço até que as dobras estejam no ângulo correto.
Com essas informações, já dá para ter uma ideia de como funcionam esses processos e você poderá, certamente, optar pelo melhor serviço. Afinal, é preciso buscar os diferenciais do setor de corte e dobra de chapas de aço que envolvem, além da qualidade, credibilidade na entrega!
Se quiser aprender mais sobre o tema ou como utilizar e adquirir aço de qualidade para sua empresa; entre em contato e veja como podemos lhe ajudar.