Conheça o perfil do consumidor de seus produtos e aumente as vendas
Para criar estratégias mais eficientes para a sua empresa, é essencial conhecer o perfil do consumidor que você quer atrair. Quando se tem características bem-alinhadas, é possível direcionar melhor as suas ações, de modo a otimizar os seus recursos e obter os resultados projetados.
Embora essa seja uma premissa básica no mundo dos negócios, muitos empreendedores ainda a negligenciam e acabam tendo dificuldades para aumentar a sua cartela de clientes e, consequentemente, de vendas. O resultado disso é um prejuízo financeiro enorme que, a longo prazo pode, levá-los à falência.
Quer elevar as suas chances de sucesso no mercado? Confira, a seguir, quais são os benefícios de entender melhor o perfil do seu público consumidor!
Como o perfil do consumidor é construído?
São vários os fatores que impulsionam a decisão de compra do consumidor. Na maioria das vezes, esse processo não é racional, o que torna a captação de clientes algo ainda mais desafiador. Apesar de existirem algumas curvas, geralmente, o público-alvo de uma empresa segue linhas que vão de encontro à solução oferecida.
Tais linhas compõem o comportamento de consumo e apontam o perfil no qual o empreendedor deve se concentrar. Para interligar essas retas, é preciso compreender os fatores que influenciam mais ou menos na decisão de compra. São eles:
- sociais;
- culturais;
- psicológicos;
- pessoais.
A partir da análise dessas categorias, pode-se levantar dados corretos para construir a sua persona.
Quais são os impactos positivos de se conhecer o perfil do consumidor?
Empenhar-se em identificar o perfil do seu consumidor só traz benefícios para o seu negócio. Veja, a seguir, como a sua atividade pode ser impactada.
Permite a segmentação das ações de marketing
Ao saber com clareza sobre o comportamento do seu consumidor, a empresa pode produzir campanhas de marketing segmentadas, com gatilhos específicos para chamar a atenção do seu público e estimular a compra.
Ajuda a identificar as oportunidades de vendas
Quanto mais informações você tiver em mãos, mais facilidade terá para identificar oportunidades de vendas. Por exemplo, o reconhecimento de uma carência pode ser útil para a promoção de um produto específico.
Contribui para a oferta de produtos mais assertivos
Ofertar muitos produtos não é sinônimo de lucratividade, haja vista que os itens ofertados podem não ser de interesse dos seus consumidores. Nesse sentido, ao entender quais são as suas demandas, o negócio pode oferecer itens que realmente atendam às suas necessidades e, assim, converter mais vendas.
Aumenta a fidelização de clientes
Uma vez que sente que as suas necessidades estão sendo atendidas e a empresa, de fato, se preocupa em satisfazê-lo, a tendência é que o cliente valorize cada vez mais a sua marca, tornando-se fiel a ela.
Como conhecer o perfil do seu consumidor?
Na atualidade, há diversas ferramentas que podem ser utilizadas para obter as informações necessárias a respeito do comportamento e da preferências do seu público-alvo. Saiba quais são os métodos mais utilizados.
Pesquisa de mercado
Considerado o método mais comum, trata-se de uma conversa direta com o seu público-alvo, em que você pode perguntar como eles conheceram a sua marca, com qual frequência consomem os seus produtos, o que o levou a optar pela sua empresa, etc. As respostas desses questionamentos ajudam a direcionar as suas ações.
Mineração de dados
Tudo o que fazemos na internet deixa rastros e informações preciosas. Por meio da mineração de dados, você pode usar a inteligência artificial para descobrir menções e ações do público em relação à sua empresa e aos seus produtos, descobrindo se a sua imagem está positiva ou negativa no mercado.
Landing page
Essa alternativa consiste na disponibilização de páginas com um formulário no seu site ou blog, em que você pode perguntar o que quiser ao seu usuário. Contudo, para isso, deve oferecer um conteúdo interessante para convencê-lo a responder o seu questionamento.
Como você viu, conhecer o perfil do consumidor é um importante diferencial competitivo, visto que ajuda a sua empresa a adotar ações e soluções adequadas ao seu cliente, aumentando a conversão de vendas.
Quer melhorar os resultados do seu negócio? Conheça perfis de clientes e saiba como lidar com eles!