Conheça as diferenças entre os tubos de aço com e sem costura

Conheça as diferenças entre os tubos de aço com e sem costura

Extremamente versáteis, os tubos de aço com costura e sem costura são utilizados nos mais diversos segmentos. Sendo que apresentam grande importância na construção civil, sendo empregados tanto em sistemas estruturais, como em tubulação.

Apesar de serem visualmente semelhantes, esses dois tipos de tubos apresentam diferenças significativas no processo produtivo, o que garante algumas características físicas próprias para cada modelo.

Continue a leitura deste artigo e descubra um pouco mais sobre esses dois tipos de materiais!

O que são os tubos de aço com e sem costura?

Apesar de serem muito usados na construção civil, os tubos de aço são empregados na confecção dos mais diversos objetos. Basta olhar ao seu redor para perceber que esse material está presente em seu dia a dia, seja nos móveis que o rodeiam, seja no veículo que você dirige.

Basicamente, os tubos são produzidos por meio de dois processos: com costura e sem costura.

Tubos de aço com costura

No primeiro processo, uma chapa de aço é dobrada em volta de si, com o objetivo de unir as extremidades para formar um cilindro. Após realizar essa etapa, o ponto de contato entre as laterais dessa placa é soldado, o que faz o material produzido ser denominado como tubo de aço com costura.

Tubos de aço sem costura

Já no segundo processo, os tubos são confeccionados a partir do aquecimento de um cilindro maciço de aço, que tem o seu miolo resfriado e, posteriormente, retirado. Isso permite produzir um tubo que não necessita ser soldado, por isso esse material é denominado como tubo de aço sem costura.

Quais as diferenças entre eles?

Como é possível perceber, a principal diferença entre os tubos de aço com costura e os sem costura é o processo produtivo. Por isso, cada um desses métodos produz um material com características próprias e que é indicado em situações distintas — ou seja, como se diz popularmente, “cada caso é um caso”.

Pelo fato do método de produção de um tubo de aço com costura ser mais simples, ele apresenta um processo de fabricação mais barato, o que faz com que esse tipo de material seja facilmente encontrado no mercado. Além disso, essa tubulação apresenta mais facilidade na hora da limpeza.

Já os tubos de aço sem costura têm um processo de fabricação mais sofisticado, o que permite a produção de um material sem emendas. Por isso, esse tipo de tubulação apresenta uma maior resistência interna, o que permite a canalização de fluidos que estejam sob pressão.

O que considerar ao comprar um tubo?

Sempre que for comprar um tubo de aço, seja ele com ou sem costura, é preciso verificar algumas informações para garantir que o material a ser adquirido tenha qualidade. Por isso, verifique quais são as normas adotadas pelo fabricante.

Além disso, procure saber mais sobre a política de qualidade praticada pela empresa, para descobrir se existem certificações e selos que atestam o respeito às diversas normas nacionais e internacionais.

Agora que você sabe um pouco mais sobre as diferenças entre tubo de aço com costura e sem costura, que tal visitar a nossa página para conhecer um pouco mais sobre os nossos produtos? Até a próxima!