Confira 5 erros para evitar quando for avaliar fornecedores
Seja para pequenos negócios ou grandes indústrias, a qualidade da matéria-prima utilizada faz toda a diferença na satisfação do cliente final e na sobrevivência de um negócio. Por isso, é muito importante que você saiba como avaliar fornecedores para todos os estágios da sua produção, mesmo para algo aparentemente simples, como a compra de aço.
Mesmo para quem já trabalha em um determinado ramo por muito tempo, ainda é possível cometer vários erros na hora de fazer essa avaliação. As consequências podem variar desde pagar mais caro pela matéria-prima até uma quebra da sua linha de produção.
Para ajudá-lo a fugir desses cenários, veja 5 erros que você deve evitar na hora de avaliar fornecedores!
1. Não averiguar a qualidade do material
Antes de comprar um forno, um carro ou mesmo um pedaço de carne, qualquer pessoa observa a mercadoria para atestar sua qualidade. Essa lógica não muda quando você está comprando um carregamento de aço para indústria, por exemplo. Se o material não é bom, o produto final também não será.
O ideal é que, antes de fechar um pedido, você possa ir até a fornecedora e testar o material você mesmo. Caso necessário, peça um lote pequeno e só confirme contratos maiores depois de ter a certeza de que o produto vale a pena.
2. Focar apenas no orçamento
Dinheiro não deve ser sua única preocupação na hora de avaliar fornecedores, mas sim a relação custo-benefício. Em muitos casos, você até pagará um pouco mais barato, mas poderá ser por um produto com uma qualidade bem inferior — o que causará um impacto no seu trabalho.
Por isso, quando alguém oferecer um orçamento baixo demais em relação à concorrência, desconfie!
3. Não buscar referências de outros compradores
O melhor termômetro para a qualidade de qualquer empresa ou matéria-prima é a opinião de outros usuários. Se há muitas pessoas dizendo o mesmo sobre um produto ou atendimento, então essa provavelmente é a opinião certa.
Sendo assim, durante sua pesquisa, lembre-se de falar com outros clientes da mesma fornecedora e veja quais reclamações eles trouxeram. Nenhum negócio terá 100% de avaliações positivas, mas é de se esperar que os prós superem os contras.
4. Aceitar a primeira oferta
Por definição, avaliar fornecedores envolve buscar o maior número possível de ofertas e só tomar uma decisão depois de analisar cada uma. Porém, não faltam compradores apressados que não querem gastar seu tempo nesse processo.
Este é um erro grave, pois você poderá assinar um acordo ruim em comparação com as outras possibilidades. Por isso, vale mais a pena investir esse tempo e energia agora, para maximizar sua rentabilidade no futuro.
5. Buscar uma relação puramente contratual
Por fim, é importante criar um vínculo de parceria com seus fornecedores. Manter essa proximidade permite que ambos dialoguem com mais facilidade, além de abrir a possibilidade para acordos que beneficiem ambas as partes.
Como você viu, é fundamental separar um tempo para pensar em suas opções. Com algum cuidado, avaliar fornecedores permitirá que você evite diversos problemas e gargalos de produção a médio e longo prazo.
Se você gostou deste post, conheça o Grupo Aço Cearense e veja como podemos ajudá-lo a encontrar a matéria-prima ideal para o seu projeto.