O aço inoxidável é uma das variações da liga de ferro carbono, com adições de cromo e níquel. Essas adições garantem ao material características de resistência ao calor e à corrosão, de modo que existem várias aplicações do aço inox.
Para garantir a durabilidade da liga, é muito importante conhecer bem as aplicações do aço, além de saber escolher o tipo ideal que se enquadra em cada objetivo de uso. Também é essencial ter ciência de como fazer a manutenção correta do material.
Quais são as aplicações do aço inox?
O aço inox tem uma grande gama de aplicações, principalmente na construção civil, devido à sua resistência mecânica e também por suportar altas temperaturas. Sendo assim, conheça alguns tipos de aço inoxidável e as principais funções desse material.
1. Equipamentos da indústria
Na indústria, o aço inox é utilizado em equipamentos relacionados a alimentos, refrigeração, tubulações, dentre outros. Sua aplicação não se deve apenas às vantagens que traz, mas também ao fato de atender as exigências dos órgãos regulamentadores, como a Anvisa, por exemplo.
As indústrias alimentícias utilizam largamente o aço inox em diversos processos como fabricação, processamento, estocagem, preparação e distribuição. Nesses casos, são utilizados dois tipos específicos do aço, sendo eles o aço inox 304 e 316.
Para manter a durabilidade do aço na sua aplicação industrial, é preciso saber a forma correta de manuseá-lo. Os tanques, tubos, condensadores, e outros equipamentos devem ser limpos com frequência.
2. Arquitetura e Construção Civil
O aço inox também tem sido bem aproveitado pelos engenheiros e arquitetos por causa dos benefícios que traz e pelas formas em que tem sido produzido. Chapas, bobinas, tiras, tubos e blanques são alguns dos formatos do material que permitem criações arrojadas na construção civil.
Algumas das principais aplicações são:
- fachadas;
- coberturas;
- janelas;
- guarda-corpos;
- portas;
- movéis;
- revestimento dos azulejos;
- decoração de interiores.
O aço inox pode também ser visto em construções urbanas como pontos de ônibus, prédios comerciais, entre outros, uma vez que são fáceis de limpar. Até mesmo a tinta de pichações pode ser facilmente removida sem prejudicar o aspecto visual da edificação.
3. Utensílios
A mais comum e acessível aplicação do aço inoxidável é nos utensílios para a casa. Os produtos feitos a partir desse material têm um papel muito importante, visto que melhoram a higiene dos restaurantes, das cozinhas, dentre outros estabelecimentos.
Esse uso deve-se ao fato de o aço inox manter os artigo manuseados bem conservados e longe de contaminações. Outro fator observado é que o aço suporta as severas condições de choques mecânicos e abrasão, comuns nas cozinhas. Ele é, por esse motivo, bastante utilizado em pias e utensílios desse tipo.
É possível encontrar uma infinidade de produtos inox para diversas finalidades, sendo eles panelas, caçarolas, talheres, pias, eletrodomésticos, dentre outros.
4. Mobiliário
Outro setor que tem adotado o aço na sua linha de produção é o de móveis. Por ser considerado um material nobre, ele vem ocupando espaços em outros locais da casa além da cozinha que já era de costume. Ou seja, o inox se transformou em um material ideal para decorar vários ambientes diferentes.
Tal material pode ser visto em acabamentos escovados ou polidos, que transmitem um aspecto decorativo. É muito utilizado também na construção de móveis e complementos para o lar. Existem, inclusive, tubulações aparentes feitas em aço inox, para complementar a decoração dos cômodos.
Com o aço inox é possível juntar três aspectos essenciais da decoração: funcionalidade, qualidade e beleza!
Como você deve ter notado, o aço inoxidável tem muitas aplicações e traz inúmeras vantagens. Portanto, saiba como utilizá-lo de acordo com a necessidade e a ocasião, para sempre ter produtos de qualidade.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre as aplicações do aço inox? Está interessado em ver outros assuntos como este? Assine nossa newsletter e fique por dentro de novos conteúdos!