Benefícios de utilizar a treliça para laje

Em toda construção, a escolha do material e da estrutura é o que determina a rentabilidade de uma obra, e isso vale para grandes prédios ou, até mesmo, para as pequenas casas. Algumas escolhas, como o uso da treliça para laje, por exemplo, faz uma grande diferença na qualidade do seu trabalho.

A treliça é uma estrutura tridimensional formada pelo cruzamento de diversas estruturas de metal gerando diversas formas geométricas triangulares. O modo como é entrelaçada permite que ela suporte maiores tensões com menos material e peso próprio. Já uma laje é a estrutura responsável pela distribuição da carga da estrutura para os vergalhões e pilares, evitando que se perca sustentação.

Para que você entenda melhor os benefícios de se utilizar a treliça para laje, falaremos sobre as suas aplicações e suas vantagens. Portanto, se você ficou interessado, continue acompanhando a leitura.

Onde a treliça pode ser aplicada?

A treliça é uma estrutura bem versátil, podendo ser aplicada em vários tipos de obras. Nas casas, por exemplo, podemos usá-las para sustentar telhas com menos material. Já as pontes podem se tornar mais leves, facilitando a construção como um todo. Sua variabilidade de aplicações dependerá das condições da obra, do da demanda que ela gera, entre outros fatores.

Quais são as vantagens da treliça para laje?

Quando falamos da aplicação prática desse tipo de estrutura e seus materiais, podemos destacar pelo menos 4 benefícios que ela oferece. Confira!

1. Maior durabilidade

A durabilidade de cada parte em um edifício é vital para a sua longevidade e satisfação do cliente final. Por isso, há tantos investimentos em melhores materiais e métodos de conservação para todas elas. Diante disso, a treliça se mostra como uma opção bem viável, permitindo que se redistribua a carga da estrutura de forma eficiente, minimizando seu desgaste.

2. Alta praticidade

Por ser mais compacta, a treliça é uma estrutura bem mais prática em termos de instalação e transporte. Uma obra que utiliza esse recurso em vez de outros métodos mais antiquados e trabalhosos de serem executados pode ser concluída em menos tempo, o que também reduz o custo final das obras.

3. Laje mais leve

Na hora de considerar o peso sobre os pilares e vergalhões, também é necessário levar em conta a carga da própria laje. Quanto mais pesada, menor será a margem de erro para outras fontes de carregamento. Felizmente, a treliça para laje usa o material de forma mais eficiente, contribuindo para que a estrutura fique mais leve.

4. Menor necessidade de retrabalho

Praticamente qualquer peça adquirida em grande quantidade e utilizada em uma obra acaba sofrendo algum retrabalho na hora de sua aplicação — como é o caso de azulejos e alguns tijolos, por exemplo. Porém, a estrutura da treliça pode ser solicitada sob medida para o projeto, minimizando qualquer ajuste que seja feito diretamente no canteiro de obras.

Como foi possível observar, a treliça para laje é um recurso que garante economia, agilidade e eficiência para a obra. Portanto, na hora de optar pelo tipo de estrutura usar, não deixe de avaliar o uso em seu projeto.

Agora que você entende o valor da treliça para laje, é hora de considerá-la em suas obras. E se quiser aprender mais sobre esta solução e como obtê-la, entre em contato com o Grupo Aço Cearense e veja como podemos contribuir com o seu trabalho.