Análise de concorrência: passo a passo para colocá-la em prática

Análise de concorrência: passo a passo para colocá-la em prática

Comumente chamada de benchmarking, a análise consiste em definir três ou quatro concorrentes com o objetivo de aprender com eles — não simplesmente copiar. Assim, é possível implementar mudanças que tornem a loja de ferro e aço uma potência.

Os benefícios, como é de se esperar, são muitos. Há maior assertividade nas ações, foco em resultados e diferenciação no mercado. Continue e fique por dentro do assunto!

Tenha as ferramentas certas em mãos

A tecnologia também tem facilitado a análise da concorrência. Se antes era preciso buscar informações em jornais impressos, revistas e uma infinidade de matérias, hoje quase tudo está disponível na própria internet.

Nesse sentido, uma ótima ferramenta é o clipping digital. Ele permite fazer recortes da própria internet (como site da concorrência, redes sociais, blogs profissionais, jornais online etc.), depois usar as informações para compor uma estratégia de sucesso.

Algumas funcionalidades do Google também permitem o monitoramento. É possível acompanhar as palavras-chave em sites, blogs e anúncios patrocinados, então entender o que outras empresas estão fazendo. Com a internet, tudo ficou mais acessível.

Escolha três ou mais concorrentes

Você não precisa analisar todas as outras lojas de ferro e aço da sua região, apenas aquelas que acredita que realmente tenham algo a ensinar. Então estabeleça uma média de três empresas que possuem estratégias bem sucedidas no mercado.

Também é possível monitorar as categorias subjacentes, aquelas empresas que não são diretamente suas concorrentes mas que, em certos momentos, podem ocupar essa posição, como lojas de materiais de construção ou vidraçarias.

Estabeleça os objetivos de análise

É quase impossível monitorar tudo o que a concorrência faz, ainda que tenha um time destinado especificamente a isso. Logo, o mais indicado é estabelecer objetivos de análise, por exemplo, o preço praticado, as promoções e a relação com os clientes.

Esses objetivos devem ser “gargalos” em sua loja, isso é, coisas que tem dificuldade em realizar e precisa aprender com a concorrência. Nunca monitore a concorrência só por monitorar, tenha objetivos claros e entusiasmo para aprender.

Defina a estratégia de monitoramento

Agora você entende que precisa definir os concorrentes e objetivos de análise, mas como efetivamente obter informações? Existem muitas estratégias, as mais comuns são:

  • clipping digital;
  • monitoramento on-line (blog, website, e-commerce, redes sociais);
  • acompanhamento off-line (jornais, revistas, panfletos);
  • cliente oculto;
  • cotação de preços e mix de produtos por telefone.

O melhor meio pode variar bastante. Se for muito difícil obter informações da concorrência, é interessante enviar um cliente oculto para coletar dados estratégicos. Assim terá acesso a informações mais específicas e confiáveis.

Busque aprender continuamente

É importantíssimo destacar que o objetivo não é copiar a concorrência, mas aprender com ela. Ao monitorar outras lojas de ferro e aço, você poderá aprender novas práticas, promover melhorias e, então, aplicar em seu próprio empreendimento.

Nesse sentido, além de um processo de aprendizagem organizacional, a análise da concorrência pode ser vista como uma atividade de inovação. Sua loja de ferro e aço poderá melhorar o que já é feito pela concorrência.

Como é possível observar, não é difícil monitorar outras empresas, basta ter uma boa estratégia. Os benefícios serão muitos, tornando seu negócio mais competitivo.

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